15 aplicativos que ajudam a salvar o mundo

Por: Redação | Comunicar erro

Há mais de 1,40 milhão de aplicativos disponíveis para o sistema Android e de 1,20 milhão para iOS. Muitos deles não só tornam a vida mais prática, como também podem melhorar o mundo.

iStock_62696422_SMALL
O Nossa Energia, por exemplo, incentiva o cidadão a economizar o recurso natural

Com um simples aplicativo no seu celular você pode ajudar a proteger o meio ambiente, mudar o relacionamento do cidadão com a cidade em que vive, transformar os hábitos de consumo, contribuir com a mobilidade no trânsito e mais um monte de outras possibilidades. Para ajudar, selecionamos 15:

Moda Livre 

Gratuito (Android e iOS)

Tem o objetivo de conscientizar o público apaixonado por moda, indicando quais são as lojas que utilizam trabalho escravo para a confecção de roupas. Todas as empresas recebem uma pontuação de acordo com a sua conduta no mercado.

Colab

Gratuito (Android e iOS)

Funciona como uma plataforma de comunicação entre cidadãos e prefeituras. Os usuários cadastrados são considerados fiscalizadores, por informarem problemas nas cidades onde moram – por exemplo, um buraco em uma calçada. Assim, as entidades públicas poderão tomar uma atitude para resolvê-lo.

Nossa Energia

Gratuito (Android e iOS)

Visa ajudar o brasileiro a consumir energia de maneira eficiente. Para isso, oferece uma calculadora que identifica todos os gastos com eletrodomésticos em residências. Também, tem um jogo e dicas fáceis para economizar energia no dia a dia.

Nossa Água 

Gratuito (Android e iOS)

Por ser idealizado pelos mesmos criadores do Nossa Energia, possui as mesmas funções, mas relacionadas à água. Diante do cenário de racionamento deste recurso natural, é importante que as pessoas saibam como economizá-lo.

Charity Miles

Gratuito (Android e iOS)

O usuário deve escolher qual instituição beneficente ajudar e se movimentar. Assim, diante de cada milha percorrida, um valor específico é doado à caridade selecionada. São U$0,10 por milha para ciclistas e U$0,25 por milha para pedestres – correndo ou caminhando.

Good Guide 

Gratuito (Android e iOS)

Apesar de só cobrir produtos disponíveis nos Estados Unidos, é um exemplo que visa uma melhor sociedade e mundo. A ferramenta possui um leitor de código de barras que, ao ser utilizado, identifica se os produtos são bons para a saúde, meio ambiente e impacto social.

Seafood Watch

Gratuito (Android e iOS)

Criado pelo Monterey Bay Aquarium, ajuda os consumidores e restaurantes a comprarem peixes de pesca sustentáveis. Para isso, disponibilizam uma lista dos peixes que são capturados ou criados de maneira responsável em relação ao meio ambiente.

Hemogram

Gratuito (Android)

O aplicativo incentiva a doação de sangue no Brasil. Isso é realizado por meio de compartilhamentos dos pedidos de doação via Facebook e envia alertas para informar os doadores sobre a data da próxima doação. Para utilizar, o usuário deve indicar o tipo sanguíneo e é informado sobre qual banco de sangue necessita de ajuda.

Au.Dote

Gratuito (Android e iOS)

Tem o objetivo de encontrar um novo lar para os cães das principais ONGs do Brasil. Nele, você pode procurar por diversos cachorros e obter informações específicas de cada um deles. Depois que você se apaixonar e escolher um, é só entrar em contato direto com a ONG.

Manual de etiqueta – Sustentável 

Gratuito (iOS)

Reúne dicas para mudar hábitos e diminuir os impactos ambientais. O usuário pode, também, indicar quais ações sustentáveis pratica e medir os benefícios que está trazendo ao planeta.

SP Veg

Gratuito (iOS)

O programa indica quais os restaurantes vegetarianos e veganos disponíveis em São Paulo, além de informar a localização de cada um deles. Há mais de 100 opções listadas.

Too Good to Go 

Gratuito (Android e iOS)

Permite que os usuários possam comprar sobras de restaurantes por preços mais baixos. Assim, evita o desperdício de alimentos – problema que afeta o meio ambiente. Sem o descarte abundante de comida, também seria possível evitar a situação de insegurança alimentar no mundo.

Quero Bolsa

Gratuito (Android e iOS)

A plataforma é parceira de 700 faculdades e oferece bolsas de estudo de até 70% para diferentes cursos no Brasil. Para conseguir a bolsa, é necessário não cursar (ainda) a faculdade e fazer a pré-matrícula por meio do site. Os usuários que acumularem mais pontos – adquiridos ao se cadastrar e ao indicar amigos no aplicativo – terão suas mensalidades pagas conforme classificados no ranking.

Sai Desse Banho

Gratuito (iOS)

Funciona como um despertador ecológico para incentivar banhos mais rápidos. A cada minuto debaixo do chuveiro, são gastos 9 litros de água. Por isso, caso você ultrapasse um tempo específico – determinado pelo próprio usuário – uma música muito irritante tocará no celular para que você saia do banho.

My Life as a Refugee

Gratuito (Android e iOS)

Jogo baseado em experiências reais de famílias que foram separadas por conflitos – guerra, perseguições ou terrorismo. O usuário, ao utilizar o aplicativo, se questiona como sobreviver, alcançar segurança, se reunir com entes queridos e reconstruir sua vida.

Compartilhe:

1 / 8
1
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
2
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
3
04:17
32% acreditam que câncer é causado por traumas, diz pesquisa
O jornal Folha de S. Paulo divulgou uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia que revela uma situação preocupante: 32% dos …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …