16 jovens quadrinistas espanhóis expõem no CCJ

Entre 7 e 27 deste mês, o trabalho de 16 quadrinistas e ilustradores espanhóis será exibido no CCJ Ruth Cardoso

Por: Redação Comunicar erro

Criado há 10 anos na Espanha, o Prêmio Injuve para la Creación Joven é uma iniciativa do Instituto de la Juventud (Injuve), em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), que promove a itinerância das criações de jovens artistas espanhóis.

A premiação anual dá origem ao evento Creación Injuve que, no campo das artes plásticas, promove a exposição Cómic e Ilustración Injuve 2008, que reúne quadrinhos, ilustrações e desenhos.

Trabalhos de 16 desenhistas de quadrinhos e ilustrações, selecionados no ano passado a partir de mais de 200 inscritos, podem ser conhecidos pelo público brasileiro, entre os dias 7 e 27, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ). Entre eles está a criação da ilustradora Raquel Aparicio, de 26 anos, que revela estar curiosa pela reação provocada por sua obra. “Sempre quis visitar o Brasil. Espero que o público goste dos meus trabalhos, pois conheço muitos ilustradores desse país com altíssimo nível e que oferecem uma visão diferente e revigorante.”

O objetivo da exposição é trazer as últimas tendências, representadas por 54 ilustrações e 13 quadrinhos. Essa mostra coletiva foi inaugurada em Madri, no Círculo de Bellas Artes, em dezembro do ano passado. Desde então, as obras já percorreram cidades espanholas como León, Barcelona e Zamora, e seguiram para a América Latina, iniciando o circuito pelo Paraguai, em maio. Depois do Brasil, os trabalhos devem chegar à capital do Peru, Lima.

A chefe de serviços da área de iniciativa do Injuve, Mónica Vergés, destaca a qualidade das ilustrações. Ela aponta que a modalidade não recebe ainda a atenção merecida, mas que iniciativas públicas e privadas passaram a investir no segmento por meio da promoção de feiras e concursos.

Ana Tomé, diretora do Centro Cultural da Espanha em São Paulo, destaca o caráter simbólico de o CCJ acolher essa mostra. “São trabalhos de jovens artistas em exposição para um público também jovem, que pode ser inspirado pela arte”, conclui.

Compartilhe:

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …