2014 foi o ano mais quente já registrado segundo a NASA

Ar seco, alta temperatura e escassez de água marcaram 2014
Créditos: Galyna Andrushko
Ar seco, alta temperatura e escassez de água marcaram 2014

Entra ano e sai ano, as notícias não param de nos assustar: o aquecimento global avança cada vez mais e as temperaturas médias da Terra não param de subir. Aonde vamos chegar assim?

2014 foi o ano mais quente já registrado, segundo pesquisa recente da NASA (para saber mais sobre esse resultados, clique aqui), e essa é uma tendência mais e mais presente em nossas vidas.

Origem e histórico

Vários institutos realizam essas medições de temperatura, que ocorrem há 135 anos. Desde que começaram esses estudos, há anos em que as temperaturas sobem, e outros em que elas diminuem. No entanto, o que é mais alarmante nessas aferições é que há exatos 38 anos a temperatura média da Terra só aumenta. Não houve nenhuma queda de temperatura nessas quase quatro décadas! Mas quais as razões para isso?

Possíveis causas

De acordo com a maioria dos cientistas que estuda o aquecimento global, a principal causa desse fenômeno tem sido o aumento da emissão do gás CO2 na atmosfera terrestre. O dióxido de carbono é, na verdade, mais comum do que imaginamos. Quando respiramos, também produzimos CO2, assim como mamíferos, peixes e outros animais. No entanto, a maior fonte desse gás atualmente tem sido as indústrias e os veículos automotores.

Com padrões de consumo e de produção crescentes, os países têm estimulado a compra de carros e motos, assim como aumentado os benefícios fiscais a indústrias e fábricas, que cada vez mais despejam suas toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Esse gás retém o calor na atmosfera terrestre e impede sua dissipação, causando gradual aumento das temperaturas médias no mundo.

Como evitar o aquecimento global

No mundo em que estamos inseridos, tem se tornado difícil não contribuir com o aquecimento global: consumimos produtos industrializados, nossos carros queimam combustíveis fósseis, desmatamos para produzir energia, entre outros fatores que agravam o aquecimento da Terra. Mas o que podemos efetivamente fazer para evitar seu avanço? Confira algumas dicas:

  • Reduzir o consumo de carne: você sabia que um dos principais produtores de dióxido de carbono e outros gases poluidores (como o metano) são os bovinos? Criações de gado são extremamente prejudiciais para nossa atmosfera. Além da eliminação de gases que contribuem para o aquecimento global, a cultura bovina exige alimentação com rações que levam milho e soja em sua composição, que normalmente são plantadas em vastas terras desmatadas pelo agronegócio.
  • Usar mais transportes públicos: reclamamos bastante sobre a qualidade dos transportes públicos, mas também precisamos fazer nossa parte. Deixar o carro em casa e pegar o ônibus ou metrô representa uma significativa redução na emissão de gases como o CO2.
  • Investir em energia verde: energia eólica e solar são ótimas opções de fontes produtoras de energia hoje em dia. Painéis solares podem ser instalados em nossa própria casa, o que reduz o consumo de energia elétrica e também a emissão de gases poluentes na atmosfera.
  • Economizar energia: a produção de energia elétrica no Brasil também é poluente, até mesmo quando proveniente de hidrelétricas. A construção dessas usinas envolve o desmatamento de grandes áreas e a redução de áreas verdes para “consumir” o CO2 da atmosfera. Por essa razão, quanto menor a necessidade de consumir energia, melhor!