43 cães de raça são resgatados de canil clandestino em Curitiba

O responsável pelo local, de 58 anos, foi preso e multado em R$ 21 mil

Os cachorros apresentavam lesões de pele, úlceras de córnea e pulgas
Créditos: Polícia Civil do Paraná
Os cachorros apresentavam lesões de pele, úlceras de córnea e pulgas

Um canil clandestino no bairro Lamenha Pequena, em Curitiba (PR), foi fechado na manhã desta terça-feira, 19, após fiscalização da Rede de Proteção Animal da prefeitura com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil. O responsável pelo local, de 58 anos, foi preso e multado em R$ 21 mil. No total, 43 cães de raça foram resgatados.

A equipe de fiscais, veterinários e policiais encontrou no local animais vítimas de maus-tratos. De acordo com a polícia, os cachorros apresentavam lesões de pele, úlceras de córnea e pulgas. Eles eram mantidos em estruturas pequenas e sujos. No canil clandestino, também foram encontradas medicações vencidas e sem receitas veterinárias.

A ação conjunta teve início devido a uma denúncia recebida pela Central 156. Segundo a Rede de Proteção Animal, há fortes evidências de que os os cães eram criados no local para comércio ilegal. Os cachorros serão encaminhados para adoção depois do acompanhamento veterinário.

O crime de maus-tratos pode ser caracterizado por deixar animais sem abrigo adequado, privá-los de alimento e água, feri-los ou abandoná-los. A pena prevista é de três meses de prisão e multa. Veja como denunciar.

Veja mais fotos do canil: