5 curiosidades sobre os cães vira-latas
Coisas que você não sabia sobre esse cachorro incrível.
Os vira-latas são cães devotados e eternamente gratos aos seus adotantes, afinal, adotar um vira-lata é salvar uma vida. O site Tudo Sobre Cachorros separou uma lista com 5 curiosidades sobre os cães vira-latas. Você conhece todas?
Não deixe de ver tudo sobre os vira-latas no Tudo Sobre Cachorros!
1. Os vira-latas são 100% brasileiros. Nos outros países chamam cães de raça misturadas de “mixed breed”.
2. Vira-latas são cães provenientes do cruzamento de 2 raças ou mais. Por exemplo, se cruzam um Lhasa Apso com um Shih Tzu, não vai ser “mistura de Lhasa com Shih Tzu” e sim um legítimo vira-lata.
3. O vira-lata também é chamado de “rasga saco” e “pé duro”, dependendo da região do país. O correto é chamá-los de SRD, que significa Sem Raça Definida.
4. Os vira-latas tem a saúde mais resistente do que cães de raça pura, devido à seleção natural. Como eles não tem uma pessoa cuidando da gravidez, do parto e dos filhotes depois que nascem, os mais fracos tendem a morrer durante todo esse processo, sobrando assim os mais fortes e resistentes. A longo prazo, os cães vão ficando cada vez mais resistentes. Por isso os vira-latas de hoje são mais saudáveis e tem menos predisposições a doenças genéticas do que os cães de raça pura.
5. O olfato do vira-lata é maravilhoso. Por exemplo, enquanto um ser humano consegue sentir cheiro de feijão, o vira-lata conseguiria facilmente distinguir o feijão, a cebola, o alho e o louro. Eles tem o olfato super apurado para conseguirem detectar alimento em sacos e latas de lixo e garantir sua sobrevivência nas ruas. É a mesma lógica da seleção natural, os que tem melhor olfato tem mais chances de sobreviver, logo os que sobrevivem vão passando essa característica para seus descendentes e assim por diante.
Veja tudo sobre os vira-latas no portal Tudo Sobre Cachorros.