5 ideias para observar (e curtir) a natureza com as crianças

Por Conexão Planeta

Com apenas uma volta no seu quarteirão ou simplesmente na sua rua, mapeie as árvores existentes: Que árvores são? 

Para algumas famílias, conhecer e reconher a natureza que existe ao seu redor pode ser um grande desafio. Para ajudar pais e mães a superarem este problema e perceberem o meio ambiente nas áreas urbanas junto com as crianças com mais facilidade, as educadoras Ana Carolina Thomé e Rita Mendonça fizeram uma lista com dicas.

Confira a primeira delas abaixo:

1. Comece por onde você está

Abra as janelas, sinta o vento, observe o céu, escute os pássaros, procure pelas árvores da vizinhança. Procure ser específico: observe as variações na intensidade e direção do vento; acompanhe os movimentos de mudança na forma, profundidade e direção das nuvens; perceba se há comunicação entre os pássaros; identifique a singularidade das árvores e como elas se modificam de um dia para o outro. Seja receptivo a tudo o que acontece ao seu redor. Em casa, tenha uma planta por perto, cuide dela e acompanhe seu crescimento. Preste muita atenção e descubra o que existe onde você está.

Quer ler a lista completa com as outras dicas? Acesse já, aqui, o texto publicado no blog Ser Criança é Natural, no Conexão Planeta.

  • Veja também: