5 tipos de árvores pra embelezar e deixar as cidades mais verdes

Por: Redação Comunicar erro

As grandes cidades precisam cada vez mais de áreas verdes e, além de embelezarem, são fundamentais para controlar a poluição e permitirem que o concreto cinza não seja predominante.

Abaixo, listamos 5 espécies de árvores ideais para as metrópoles. Isso por que elas apresentam raízes que não danificam as calçadas e ainda oferecem flores e sombra boa parte do ano. Dá uma olhada!

01 – EUPHORBIA LEUCOCEPHALA

Esta espécie é conhecida com os seguintes nomes: noivinha, mês de maio, neve da montanha, cabeça branca, leiteiro-branco, cabeleira-de-velho, flor-de-criança, chuva-de-prata.

É uma árvore de porte pequeno, que não atinge nem 3 metros. Por isso, não agride a calçada e nem prejudica a fiação elétrica.

02 – IPÊ

Os ipês são de grande porte, com raízes profundas que não danificam as calçadas (por crescerem pra baixo e não para os lados) e exige poucos cuidados. É vastamente usado como árvore decorativa devido à sua florescência colorida e anual.

Pode ser encontrado nas seguintes cores: amarelo, branco, rosa e roxo. Atingem de 10 a 35 metros, dependendo da espécie. São adequados para calçadas sem fiação elétrica.

03 –  MAGNOLIA

Essa espécie de magnólia é muito interessante para arborização urbana por seu porte pequeno, além de ser bela e perfumada. Impossível passar por uma dessa e não sentir o seu perfume.

Alcançam de 5 até 10 metros de altura.

04 – QUARESMEIRA TIBOUCHINA GRANULOSA

É uma árvore nativa de pequeno porte e com raízes profunda. Floresce duas vezes por ano com a sua característica coloração roxa.

É uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil.

05- AROUEIRA

São de pequeno porte e podem atingir de 8 até 10 metros de altura. Suas raízes não são profundas e, por terem uma folhagem espessa, garantem uma boa sombra.

Geralmente são encontradas para “dividirem” estradas entre uma via e outra.

Aqui, você pode encontrar uma lista com mais de 30 espécies de árvores.

Compartilhe:

Tags: #Urbanidade
1 / 8
1
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
2
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
3
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
4
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
5
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
6
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
7
04:35
Facada em Bolsonaro completa um ano com mais uma cirurgia
O presidente Jair Bolsonaro, comemorou junto à imprensa nesta sexta-feira, 6, o que chamou de “aniversário” de um ano da …
8
10:37
Entenda a mente do Bolsonaro por Alexandre Frota e Fernando Holiday
Os deputados, ex-aliados do governo Bolsonaro, Alexandre Frota (PSDB) e Fernando Holiday (DEM) estiveram na Catraca Livre e falaram sobre …