Informar

5 tipos de árvores pra embelezar e deixar as cidades mais verdes

Por: Redação | Comunicar erro

As grandes cidades precisam cada vez mais de áreas verdes e, além de embelezarem, são fundamentais para controlar a poluição e permitirem que o concreto cinza não seja predominante.

Abaixo, listamos 5 espécies de árvores ideais para as metrópoles. Isso por que elas apresentam raízes que não danificam as calçadas e ainda oferecem flores e sombra boa parte do ano. Dá uma olhada!

01 – EUPHORBIA LEUCOCEPHALA

Esta espécie é conhecida com os seguintes nomes: noivinha, mês de maio, neve da montanha, cabeça branca, leiteiro-branco, cabeleira-de-velho, flor-de-criança, chuva-de-prata.

É uma árvore de porte pequeno, que não atinge nem 3 metros. Por isso, não agride a calçada e nem prejudica a fiação elétrica.

02 – IPÊ

Os ipês são de grande porte, com raízes profundas que não danificam as calçadas (por crescerem pra baixo e não para os lados) e exige poucos cuidados. É vastamente usado como árvore decorativa devido à sua florescência colorida e anual.

Pode ser encontrado nas seguintes cores: amarelo, branco, rosa e roxo. Atingem de 10 a 35 metros, dependendo da espécie. São adequados para calçadas sem fiação elétrica.

03 –  MAGNOLIA

Essa espécie de magnólia é muito interessante para arborização urbana por seu porte pequeno, além de ser bela e perfumada. Impossível passar por uma dessa e não sentir o seu perfume.

Alcançam de 5 até 10 metros de altura.

04 – QUARESMEIRA TIBOUCHINA GRANULOSA

É uma árvore nativa de pequeno porte e com raízes profunda. Floresce duas vezes por ano com a sua característica coloração roxa.

É uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil.

05- AROUEIRA

São de pequeno porte e podem atingir de 8 até 10 metros de altura. Suas raízes não são profundas e, por terem uma folhagem espessa, garantem uma boa sombra.

Geralmente são encontradas para “dividirem” estradas entre uma via e outra.

Aqui, você pode encontrar uma lista com mais de 30 espécies de árvores.

Compartilhe: