7 dicas para você não cair em fake news

Informação falsa pode ser muito perigosa, principalmente em anos de eleição

Por: Redação | Comunicar erro

Com todos os acontecimentos políticos que tivemos no Brasil nos últimos anos, as fake news têm se tornado um problema cada vez mais sério. Na última semana, por exemplo, houve um boato de que a pedofilia entraria para a sigla LGBT, o que foi compartilhado por pessoas públicas como Carlos Bolsonaro e Danilo Gentili e que, claramente, era mentira.

Esse tipo de informação falsa pode ser muito perigosa, principalmente em períodos importantes, como a eleição. Por isso é extremamente importante que a gente verifique os conteúdos que reproduzimos por aí. Para fugir das fake news, confira algumas dicas de como conferir se uma notícia é verdadeira ou não!

Dicas para não cair em fake news:

1. Desconfie de veículos desconhecidos

Os veículos tradicionais – como o rádio, a televisão e os jornais impressos – têm passado por um momento de muita desconfiança por parte do público, principalmente depois que o acesso à internet se expandiu. Pelas redes sociais, nós começamos a perceber que uma notícia pode ser muito mais complexa do que aquilo que esses meios de comunicação nos mostravam, mas isso não significa que a gente deva ir atrás apenas de sites desconhecidos para nos informarmos. Afinal, existem vários portais que não são tão populares ainda e que são verídicos, mas existem diversos falaciosos também. Se você viu uma notícia em um site suspeito, desconfie!

2. Verifique se a notícia já saiu em outros portais

Essa dica pode te ajudar com a primeira. Viu a notícia em portal que você nunca ouviu falar? Procure onde mais ela já saiu. Se algum fato muito marcante acontecer, você pode ter certeza que ele será anunciado em vários veículos. Não confie apenas em um site, porque dificilmente algo muito importante vai ser relatado apenas em um lugar.

3. Tome cuidado com os grupos do WhatsApp

Continue lendo aqui: 7 dicas para não cair nas Fake News

Texto escrito por Ana Clara Barbosa e publicado no Superela.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:08
Ex-presidentes brasileiros que foram presos e você não sabia
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
2
04:04
Carlos Bolsonaro irrita Rodrigo Maia e complica Previdência
O vereador Carlos Bolsonaro (PSC) irritou o presidente da Câmara Rodrigo Maia com comentários críticos no Twitter. As alfinetadas gerou …
3
01:39
Marcela Temer vira alvo de comentários machistas na web
Após a prisão de Michel Temer pela Lava Jato do Rio de Janeiro, a ex-primeira-dama Marcela Temer virou alvo de …
4
53s
Operação Lava Jato prende ex-presidente Michel Temer
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
5
02:53
Suzano e Nova Zelândia: os impactos da exposição excessiva
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que o nome do atirador que matou 50 pessoas em uma mesquita em …
6
02:28
Posse de armas: Nova Zelândia dá exemplo de civilidade ao mundo
Após chocar o mundo nesta semana com o massacre de 50 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, a Nova Zelândia …
7
03:10
Entenda o mistério por trás da boneca Momo
Ainda mais perturbador, o Desafio da Momo está de volta e desta vez a boneca aparece supostamente dentro de vídeos …
8
02:25
Bolsonaro apoia a construção de muro entre EUA e México
Em viagem diplomática a Washington, o presidente Jair Bolsonaro disse apoiar a construção do muro na fronteira entre EUA e México, …