Últimas notícias:

Loading...

7 veganos famosos que ajudam a divulgar este estilo de vida

Estrelas como o ator Joaquin Phoenix, o músico Moby e até o piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton, estão ajudando a popularizar a dieta baseada em vegetais

Por: Redação

O veganismo já foi considerado muitas vezes um estilo de vida alternativo. Mas graças a visibilidade que muitas celebridades e famosos trouxeram para o tema, hoje em dia ele está cada vez mais conhecido do grande público.

São estrelas como o ator Joaquin Phoenix, o músico Moby e até o piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton, que inspirados por preocupações ambientais e éticas, estão ajudando a popularizar a dieta baseada em vegetais e os diversos benefícios positivos que ela agrega na sociedade.

Isso faz com que milhões de fãs se inspirem em seus ídolos a dar uma chance a esse estilo de vida. Além de testar suas recomendações quando se trata de abandonar produtos de origem animal e adotar uma dieta à base de plantas.

Aqui estão algumas celebridades veganas que estão inspirando mudanças e tornando o mundo um lugar mais justo para os animais:

Joaquin Phoenix

O ator e ambientalista Joaquin Phoenix aproveitou a premiação do Oscar em 2020 para chamar para o veganismo
Crédito: DivulgaçãoO ator e ambientalista Joaquin Phoenix aproveitou a premiação do Oscar em 2020 para chamar para o veganismo

O ator e ambientalista Joaquin Phoenix aproveitou a premiação do Oscar em 2020 para chamar atenção sobre a, muitas vezes, cruel indústria de laticínios. Durante seu discurso ao receber o prêmio de Melhor Ator por sua atuação no filme “Coringa”, ele usou toda a repercussão e alcance que o evento possui para chamar atenção para o veganismo.

“Ficamos muito desconectados do mundo natural. Somos todos animais deste planeta. Somos criaturas. E os animais não humanos experimentam sensações de dor assim como nós. Eles também são fortes, inteligentes, trabalhadores, móveis e revolucionários. Eles também são capazes de crescimento e adaptação.”

“Como nós, antes de mais nada, eles são terráqueos. E como nós, eles estão sobrevivendo. Como nós, eles também buscam seu próprio conforto ao invés de desconforto. E como nós, eles expressam graus de emoção. Em suma, como nós, eles estão vivos”, concluiu o ator durante o discurso.


Moby

Moby é uma das celebridades veganas mais conhecidas do mundo
Crédito: DivulgaçãoMoby é uma das celebridades veganas mais conhecidas do mundo

O músico norte-americano Richard Melville Hall, mais conhecido como Moby, é uma das celebridades veganas mais conhecidas do mundo. O artista cortou pela primeira vez a carne de sua alimentação quando tinha 19 anos, graças ao seu gato de estimação Tucker.

Após uma epifania, Moby disse à revista Rolling Stone que faria qualquer coisa para protegê-lo do perigo e fazê-lo feliz. “Eu nunca, em um trilhão de anos, pensaria em machucar esse gato. Então, por que estou comendo outros animais que têm quatro – ou duas – patas, dois olhos, cérebros incríveis e uma vida emocional rica?”

Mais recentemente, Moby deu uma palestra na TEDx Talk, em Venice Beach, intitulada “Why I’m A Vegan” para discutir a dissonância cognitiva de comer carne.

Compartilhando sua paixão por comida vegana, o músico abriu o restaurante Little Pine, em Los Angeles, e doou os lucros para organizações de direitos dos animais. O músico orgulhosamente gosta que seus fãs saibam que ele é vegano a partir de uma série de tatuagens em seus braços e pescoço feitas por sua amiga cantora e também vegana Kat Von D.


Robert Cheeke e Vanessa Espinoza

Os atletas veganos Robert Cheeke e Vanessa Espinoza são companheiros de treino, parceiros de negócios, coautores do livro “Plant-Based Muscle”, além de estrelarem o documentário “The Story of Two Vegan Bodybuilders” (2021).

Robert Cheeke é um pioneiro vegano do fisiculturismo, campeão do fisiculturismo e autor de best-sellers como o guia de fitness vegano “Shred It!”. Graduado no renomado Programa de Nutrição Plant-Based da Cornell University, Cheeke fornece neste livro um resumo dietético de alto nível sobre o que é necessário para se tornar um atleta vegano poderoso.

Com a maioria das revelações, a decisão de Cheeke de se tornar vegano foi impulsionada principalmente pela compaixão pelos colegas não humanos, o sentimento compartilhado de que “nenhum animal teve que morrer para eu me destacar, alcançar e ter sucesso como atleta”.

Já Vanessa Espinoza é uma levantadora de peso de elite, três vezes campeã de boxe do Colorado Golden Gloves e tem muitos seguidores em sua conta do Instagram (@plantbasedmuscle) onde posta fotos motivacionais treinando ao lado de outros fisiculturistas veganos.

Uma das perguntas mais frequentes para todo vegano, atleta ou não, é de onde a pessoa tira sua proteína?. Espinoza explica que as fontes de proteína são extremamente variadas e ricas em todo o reino vegetal.

Suas dicas para treino pesado incluem uma alimentação planejada, com calorias para atender a demanda de energia, que pode ser complementada com suplemento vegano e multivitamínico, excelentes para a dieta de um atleta de elite.


Lewis Hamilton

Lewis Hamilton e seu companheiro peludo, o buldogue Roscoe
Crédito: DivulgaçãoLewis Hamilton e seu companheiro peludo, o buldogue Roscoe

O heptacampeão de Fórmula 1 e empreendedor vegano, Lewis Hamilton, atribui à dieta plant-based seu sucesso colossal nas pistas, bem como a boa saúde de seu cão. A lenda do automobilismo britânico é vegano desde 2017 e garante que isso ajuda o seu desempenho atlético e também o meio ambiente.

“Todos nós temos uma voz. Eu tenho essa plataforma influente e, portanto, não usá-la corretamente seria um erro da minha parte. Ninguém é perfeito, eu certamente não sou, mas o abuso está acontecendo todos os dias a tantos animais em todo o mundo. É por isso que decidi seguir uma dieta vegana.”

Seu companheiro peludo, o buldogue Roscoe, que sofreu de problemas de saúde, também tem se sentido mais saudável desde que mudou para a dieta vegana. “Sou um bulldog vegano que adora viajar, jogar bola e chamar a atenção de todas as meninas, especialmente quando me esfregam o rabo. Eu gosto de frisbee e tênis”, diz a bio do perfil no Instagram de Roscoe Hamilton (@roscoelovescoco).

Hamilton também quer fazer da indústria de fast-food um lugar mais amável e mais verde. Para isso abriu uma rede de lanchonetes à base de vegetais, o Neat Burger, que oferece aos clientes uma variedade de itens veganos como cheeseburgers, cachorros-quentes, sorvete, milk shakes e até refeições infantis.


Gisele Bundchen e Tom Brady

A icônica supermodelo Gisele Bundchen e o marido Tom Brady, que atua como ‘quarterback’ pelo Tampa Bay Buccaneers na NFL, são adeptos à dieta baseada em vegetais, preparada por seu próprio chef particular. Até os filhos, de 8 e 11 anos, fazem as refeições orgânicas à base de plantas, variando de rolos de sushi vegetarianos a biscoitos de chocolate crus.

Bundchen explica: “Todos nós amamos. Não é bom apenas para a nossa saúde e nos faz sentir bem, mas também é bom para o planeta”. Com alto poder de influência associado à sua imagem, Gisele é Embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e atua como ativista contra o desmatamento da Floresta Amazônica, que está sendo cruelmente destruída para dar lugar à agricultura animal, além de outras questões ambientais.

Já Brady fez parceria com a empresa vegana Purple Carrot para criar seu próprio kit de refeição plant-based. Chamado de TB12, o kit fornece uma semana de refeições com alta proteína, baixo teor de açúcar, alimentos sem glúten e receitas por US $78. “As refeições de desempenho TB12 são projetadas para qualquer pessoa que busca atingir ou manter seu próprio desempenho máximo”, disse Brady à emissora CNBC.


Depois de conhecer detalhes do estilo de vida vegano destas celebridades, aqui estão alguns dos principais benefícios cientificamente comprovados da dieta vegana.

É importante ressaltar que existem substituições para a maioria dos produtos de origem animal, inclusive, remédios e cosméticos. Um exemplo é um remédio para as articulações feito com cúrcuma, que diminui significativamente os sintomas de osteoartrite e artrite reumatoide.

  • Vários estudos relatam que as dietas veganas são geralmente mais ricas em certos nutrientes e tendem a fornecer mais fibras, antioxidantes e compostos benéficos para a saúde;
  • Os veganos têm uma tendência natural de reduzir a ingestão de calorias. Isso os torna eficazes na promoção da perda de peso;
  • As dietas veganas podem reduzir o risco de diabetes tipo 2. Elas também são particularmente eficazes na redução dos níveis de açúcar no sangue e podem ajudar a melhorar a função renal;
  • Certos aspectos da dieta vegana podem oferecer proteção contra os cânceres de próstata, mama e cólon.
  • As dietas veganas podem beneficiar a saúde cardíaca, reduzindo significativamente os fatores de risco que contribuem para as doenças cardiovasculares.

Compartilhe:

Tags: #Vegano