84% dos brasileiros defendem a redução da maioridade penal

Pesquisa também mostra que grande parte da população acredita que a prisão aos 16 anos deve valer para todos os tipos de crime

Por: Redação

Pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, indica que 84% dos brasileiros são favoráveis à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. O percentual variou pouco desde o último levantamento realizado sobre o assunto, o que demonstra uma forte inclinação da população pela mudança. Em 2015, por exemplo, os favoráveis chegaram ao patamar de 87%.

Já a mostra feita em dezembro do ano passado, além de indicar que a maioria da população continua apoiando a redução da idade, também revela que para 67% a condenação aos 16 anos deve valer para qualquer tipo de crime. Enquanto que para 33% apenas para determinadas ocorrências.

Para a maioria dos brasileiros os jovens devem ser presos a partir dos 16 anos.
Crédito: IstockPesquisa aponta que maioria dos brasileiros defende a redução da menoridade penal.

Os contrários a alteração, segunda as informações publicadas pela Folha, formam um grupo de apenas 14%. E os que não quiseram opinar correspondem a 2%.

Em relação faixa etária ideal para uma pessoa ser presa no Brasil, o levantamento mostra que a maioria apoia que seja entre 16 e 17 anos, segundo 45% dos entrevistados. Já 28% acreditam que a reclusão aconteça entre 13 e 15. E 9% defendem uma idade ainda menor, a partir dos 12. Em contrapartida, para 15% a prisão deve ser decretada para jovens entre 18 e 21 anos.

A pesquisa Datafolha ouvir 2.077 pessoas em 130 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.