84% dos brasileiros defendem a redução da maioridade penal

Pesquisa também mostra que grande parte da população acredita que a prisão aos 16 anos deve valer para todos os tipos de crime

Pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, indica que 84% dos brasileiros são favoráveis à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. O percentual variou pouco desde o último levantamento realizado sobre o assunto, o que demonstra uma forte inclinação da população pela mudança. Em 2015, por exemplo, os favoráveis chegaram ao patamar de 87%.

Já a mostra feita em dezembro do ano passado, além de indicar que a maioria da população continua apoiando a redução da idade, também revela que para 67% a condenação aos 16 anos deve valer para qualquer tipo de crime. Enquanto que para 33% apenas para determinadas ocorrências.

Para a maioria dos brasileiros os jovens devem ser presos a partir dos 16 anos.
Crédito: IstockPesquisa aponta que maioria dos brasileiros defende a redução da menoridade penal.

Os contrários a alteração, segunda as informações publicadas pela Folha, formam um grupo de apenas 14%. E os que não quiseram opinar correspondem a 2%.

Em relação faixa etária ideal para uma pessoa ser presa no Brasil, o levantamento mostra que a maioria apoia que seja entre 16 e 17 anos, segundo 45% dos entrevistados. Já 28% acreditam que a reclusão aconteça entre 13 e 15. E 9% defendem uma idade ainda menor, a partir dos 12. Em contrapartida, para 15% a prisão deve ser decretada para jovens entre 18 e 21 anos.

A pesquisa Datafolha ouvir 2.077 pessoas em 130 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:10
Entenda o mistério por trás da boneca Momo
Ainda mais perturbador, o Desafio da Momo está de volta e desta vez a boneca aparece supostamente dentro de vídeos …
2
02:25
Bolsonaro apoia a construção de muro entre EUA e México
Em viagem diplomática a Washington, o presidente Jair Bolsonaro disse apoiar a construção do muro na fronteira entre EUA e México, …
3
01:42
A nova decisão do STF e o futuro da Lava Jato
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a partir de então os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção quando …
4
02:31
Atentado na Nova Zelândia: crimes transmitidos nas redes sociais
Mais um atentado terrorista chocou o mundo nesta sexta-feira, dia 15. Um atirador realizou ataques simuntâneos em duas mesquitas, deixando …
5
01:45
O lugar em que os atiradores de Suzano foram considerados heróis
Uma reportagem publicada nesta terça-feira, 14, pelo portal da Vice indica que os atiradores que invadiram a Escola Estadual Raul …
6
04:17
Últimas notícias sobre a tragédia em Suzano
7
04:37
Entrevista com Monica Benicio: um ano de luta por Marielle
Monica Benicio não consegue se lembrar de quem era antes da noite do 14 de março de 2018. Naquele dia, …
8
06:46
Uma das publicidades mais geniais da história contra o machismo
Em nosso projeto "Causando", destinado a mostrar marcas que assumem causas, convidamos uma executiva da África para analisar uma publicidade …