Últimas notícias:

Loading...

A propaganda do Boticário e a opinião de um país que não aceita a diversidade

Como uma propaganda envolvendo casais homossexuais conseguiu expor a face oculta do preconceito nos dias atuais?

Por: Redação

Qual o impacto de um beijo entre duas pessoas do mesmo sexo? Recentemente, uma campanha em homenagem ao Dia dos Namorados lançada pela empresa O Boticário se tornou tema de discussão entre apoiadores e opositores do comercial. Também virou tema de uma campanha homofóbica nas redes sociais, marcada por comentários preconceituosos, que pedem o cancelamento da peça publicitária.

Entre as diversas manifestações, alguns incomodados chegaram a abrir queixas no site Reclame Aqui, onde manifestaram repúdio à campanha. Uma mensagem repassada pelo WhatsApp pede que as pessoas “não curtam” o vídeo no Youtube, além de incentivar um boicote aos produtos da marca de cosméticos. A batalha entre o número de “curtidas” e “descurtidas” mobilizou a internet.

Dislikes x Likes 

O vídeo conta com com 171.756 desaprovações contra 294.741 curtidas (números atualizados às 16h15 do dia 3/6). Recentemente, um dos usuários comentou a situação comparando o caso a peças publicitárias semelhantes veiculadas nos Estados Unidos: “Não sei como isso não é tratado como algo normal. Moro nos Estados Unidos e tem propaganda desse tipo o tempo todo. E não é por isso que “a família tradicional americana” para tudo para lutar com força negativa por algo que elas não gostam (?). Por que não usam o mesmo direito a “opinião” para boicotar comerciais de cerveja que usa a mulher como objeto? Vai entender essas mentes primitivas… voltem para as cavernas, por favor. Feliz dia dos namorados pra quem sabe o que amor de verdade! :)”

Beleza das relações 

Diante das reações negativas, a empresa não demorou a se manifestar e rebateu a enxurrada de críticas, reforçando sua postura afirmativa: “O Boticário acredita na beleza das relações, presente em toda sua comunicação. A proposta da campanha é abordar, com respeito e sensibilidade a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor – independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual – representadas pelo prazer em presentear a pessoa amada no Dia dos Namorados. O Boticário reitera, ainda, que valoriza a tolerância e respeita a diversidade de escolhas e pontos de vista”, escreveu a Central de Relacionamento com o Consumidor da empresa.

Confira o vídeo abaixo.

Compartilhe:

Tags: #Homofobia