‘Acabou matéria no JN’, diz Bolsonaro sobre informações da covid-19

No começo da pandemia, os números de casos e de óbitos eram anunciados às 17h em tempo de atualizar a população nos telejornais no início da noite

Por: Redação

‘Acabou matéria no Jornal Nacional (JN)’, afirmou rindo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o horário de divulgação dos números sobre a pandemia de coronavírus no Brasil, nesta sexta-feira, 4, em entrevista a jornalistas em Brasília.

bolsonaro jornal nacional
Crédito: Agência Brasil e Reprodução/TVGlobo‘Acabou matéria no JN’, diz Bolsonaro sobre informações da covid-19

Em seguida, Bolsonaro perguntou de que veículo de imprensa tinha vindo a pergunta sobre a mudança de horário na divulgação de dados.  Ao saber que o questionamento veio por um jornalista da CNN, o presidente afirmou: “É para pegar o dado mais consolidado. E tem que divulgar os mortos no dia. Ontem, por exemplo, dois terços dos mortos eram de dias anteriores. Tem que divulgar o do dia”.

No começo da pandemia, os números de casos e de óbitos eram anunciados às 17h em Brasília, imediatamente antes da entrevista coletiva diária com o então ministro Luiz Henrique Mandetta. Após a saída de Mandetta, as entrevistas coletivas deixaram de ser diárias, e a divulgação dos dados foi sendo retardada. Passou a ser feita às sete da noite na gestão do ministro Nelson Teich. E agora, Bolsonaro colocou a divulgação para as 22h.