Ação social arrecada celulares para doar a catadores do app Cataki

A cada smartphone doado, um catador de materiais recicláveis pode fazer parte do aplicativo e aumentar de 15 a 100% sua renda mensal

Por: Casa.com.br

Se você nunca ouviu falar, fica esperto: o Cataki é um aplicativo incrível, que une catadores a pessoas que querem se desfazer de resíduos para serem reciclados. Lançado no início de 2018 ano, pela ONG Pimp My Carroça, do grafiteiro e ativista Mundano, o aplicativo funciona de forma similar aos apps de transporte. O usuário faz um cadastro, especifica o tipo de resíduo que precisa descartar, e o Cataki mostra quais são os catadores mais próximos que podem retirar os materiais.

Já a ONG Pimp My Carroça é um projeto que visa valorizar ainda mais o trabalho destas pessoas, que são responsáveis por reciclar 90% de todos os recicláveis produzidos no Brasil. “Nosso objetivo é deixar a carroça bem bonita, colorida e tunada”, diz João Bourroul, responsável pela comunicação do Pimp My Carroça. (Clique aqui e conheça mais sobre o projeto)

catador do Cataki segurando um celular
Crédito: Divulgação/Casa.com.brFabiano Soares, um dos 2400 catadores já conectados no app

Uma das problemáticas que surgiu com a ideia do Cataki era “como os catadores se conectarão aos usuários do app sendo que, sequer, possuíam um celular para ter acesso à plataforma digital?”. Pensando em solucionar esse pequeno empecilho, o Quebrando Tabu junto à ONG, decidiu lançar uma campanha, pedindo para as pessoas que possuíam um smartphone antigo em casa, em boas condições, pudessem doá-lo para esses trabalhadores.

Você tem um celular parado em casa? Topa doar pra um catador de material reciclável?Tem um app chamado Cataki, que é…

Publicado por Quebrando o Tabu en Jueves, 22 de agosto de 2019

Leia na íntegra.

Em parceria com a Catraca Livre, a Casa.com.br vai publicar conteúdos sobre urbanidade, sustentabilidade, arquitetura, faça você mesmo, dicas para sua casa e decoração. Confira tudo neste link.

1
Entenda o acordo nuclear que envolve EUA x Irã
O assassinato do principal comandante militar iraniano, Qasem Soleimani, coloca o mundo em alerta. Mas, afinal, quais são as consequências …
2
Depois de ataque e perseguição, Porta dos Fundos é alvo de censura
A Justiça do Rio de Janeiro resolveu mandar retirar do ar “A Primeira Tentação de Cristo”, um Especial de Natal …
3
“Imprecionante”: ministro Weintraub comete novo erro de português
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, escorregou de novo na língua portuguesa e a internet não deixou passar. Ao agradecer um …
4
Irã: ataque às bases dos EUA, queda de avião e terremoto
Em apenas uma noite, três eventos simultâneos no Irã fizeram com que a atenção de todo o mundo se voltasse …
5
Irã retoma programa nuclear e EUA podem ter tropas expulsas do Iraque
O assassinato do general iraniano Qassim Suleimani tem gerado uma série de desdobramentos no Oriente Médio, como a possível expulsão …
6
Entenda os impactos do fogo na Austrália
A Austrália vive uma das piores queimadas da história. A onda de calor que começou no mês de setembro não …
7
Oriente Médio: Trump aumenta tensão entre EUA e Irã
Qassem Soleimani, o maior comandante militar do Irã e chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, foi morto em um ataque aéreo …
8
Apologia e flerte com a Ditadura no primeiro ano do Governo Bolsonaro
Se alguém tinha alguma expectativa de como seria o primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, 2019 ficará com certeza …