Adolescente corta o pulso após ser ameaçada por ‘Momo’, em PE

A pessoa por trás do perfil ameaçou matar os familiares da jovem caso ela não se machucasse fisicamente

Perfil que ameaçou adolescente usava foto da obra de arte japonesa que ficou conhecida como ‘Momo’
Créditos: Reprodução/Facebook
Perfil que ameaçou adolescente usava foto da obra de arte japonesa que ficou conhecida como ‘Momo’

A Delegacia de Polícia de Crimes Contra a Criança e Adolescentes e Atos Infracionais de Pernambuco investiga uma ameaça sofrida por uma adolescente de 13 anos enviada por um ‘Momo’, que a fez cortar o próprio pulso. O caso aconteceu em Jaboatão dos Guararapes, cidade localizada a 21 quilômetros de Recife.

De acordo com as autoridades que investigam o caso, a vítima recebeu uma mensagem on-line no Facebook, no início deste mês, com uma pessoa orientando-a a se machucar ou ele/ela mataria seus familiares.

A pessoa com quem a adolescente conversava pela plataforma virtual utilizava em seu perfil uma foto de uma obra de arte japonesa que ficou conhecida como ‘Momo’.

“Cerca de 10 dias antes [de adolescente cortar o pulso], esse perfil vinha amigavelmente conversando com ela. [A relação] começou normalmente, dizendo informações pessoais, e sem fazer nenhuma ameaça. Só que durante esse tempo, a mãe notou comportamentos estranhos da filha, porque ela ficava muito tempo no quarto e se cobrindo com lençol”, disse a delegada Vilaneide Aguiar.

Para Aguiar, como a pessoa por trás do perfil já tinha informações básicas da adolescente, como endereço de residência, a jovem ficou com medo de que ele/ela pudesse concretizar a ameaça e acabou obedecendo.

“A sorte é que a mãe tem acesso ao celular da filha. Ela viu o perfil da Momo e bloqueou imediatamente […] Acreditamos que seja uma pessoa adulta que soube manipular a adolescente, pois começou de forma amigável e ganhou sua confiança”, declarou.

A delegada ressaltou ainda a importância dos pais terem acesso aos aparelhos telefônicos dos filhos para monitorar os sites que estão eles usando e as pessoas com quem estão se comunicando.

Com informações do jornal O Globo

Alerta!

As redes sociais fazem parte do cotidiano das sociedades modernas, com bilhões de pessoas conectadas diariamente. Com tamanha exposição, crianças e adolescentes que ingressam cada vez mais cedo nesse universo ficam suscetíveis a ataques de criminosos.

Por isso, é sempre importantes os responsáveis ficarem de olhos nos perfis dos filhos, a fim de evitar que o pior aconteça.

Veja algumas dicas recomendada por especialistas no link abaixo.

Segurança nas redes sociais: dicas para não expor as crianças