CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Tumblr propõe troca de nomes das ruas que homenageiam ditadores por mortos e desaparecidos durante a repressão

Ajude a dar o ‘Golpe das Ruas’ contra a Ditadura Militar

Por: Redação

No dia em que se relembra o Golpe de Estado que deu início à Ditadura Militar no Brasil, vários protestos – e até algumas comemorações – surgiram pelo país. Dentre eles, chamou a atenção o “Golpe das Ruas“, um dos mais simples e mais interativos da data.

O protesto em forma de tumblr oferece uma série de imagens em alta resolução de placas de ruas paulistanas com nomes de militantes mortos e desaparecidos durante a repressão do regime militar. A proposta do projeto é que as imagens sejam impressas e colocadas no lugar de logradouros que homenageiem capitães, comandantes e apoiadores do governo militar.

Assim, a ideia é que qualquer pessoa possa imprimir e colar por aí as placas com nomes como Rubens Paiva, deputado federal cassado pelo regime e supostamente desaparecido após ser preso em casa por agentes da Aeronáutica; Vladimir Herzog, jornalista encontrado morto em sua cela na prisão, depois de supostamente ter cometido suicídio; Stuart Angel, preso, torturado e morto, supostamente dado como desaparecido; Ana Rosa Kucinski, professora do Instituto de Química da USP sequestrada e mantida em uma prisão clandestina, supostamente desaparecida.

Os criadores da página também aceitam sugestões de nomes de pessoas que não são necessariamente vítimas da Ditadura, mas de instituições herdeiras da repressão. Há, por exemplo, o nome de Amarildo Dias de Souza, ajudante de pedreiro que, em junho de 2013, foi detido por policiais militares, levado para uma Unidade de Polícia Pacificadora e supostamente desaparecido.

Via Youpix.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.