Tumblr propõe troca de nomes das ruas que homenageiam ditadores por mortos e desaparecidos durante a repressão

Ajude a dar o ‘Golpe das Ruas’ contra a Ditadura Militar

Por: Redação Comunicar erro

No dia em que se relembra o Golpe de Estado que deu início à Ditadura Militar no Brasil, vários protestos – e até algumas comemorações – surgiram pelo país. Dentre eles, chamou a atenção o “Golpe das Ruas“, um dos mais simples e mais interativos da data.

O protesto em forma de tumblr oferece uma série de imagens em alta resolução de placas de ruas paulistanas com nomes de militantes mortos e desaparecidos durante a repressão do regime militar. A proposta do projeto é que as imagens sejam impressas e colocadas no lugar de logradouros que homenageiem capitães, comandantes e apoiadores do governo militar.

Assim, a ideia é que qualquer pessoa possa imprimir e colar por aí as placas com nomes como Rubens Paiva, deputado federal cassado pelo regime e supostamente desaparecido após ser preso em casa por agentes da Aeronáutica; Vladimir Herzog, jornalista encontrado morto em sua cela na prisão, depois de supostamente ter cometido suicídio; Stuart Angel, preso, torturado e morto, supostamente dado como desaparecido; Ana Rosa Kucinski, professora do Instituto de Química da USP sequestrada e mantida em uma prisão clandestina, supostamente desaparecida.

Os criadores da página também aceitam sugestões de nomes de pessoas que não são necessariamente vítimas da Ditadura, mas de instituições herdeiras da repressão. Há, por exemplo, o nome de Amarildo Dias de Souza, ajudante de pedreiro que, em junho de 2013, foi detido por policiais militares, levado para uma Unidade de Polícia Pacificadora e supostamente desaparecido.

Via Youpix.

Compartilhe:

1
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
2
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
3
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
4
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
5
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
6
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …
7
11:28
Bolsonaro: Brasil é ‘um dos países que mais protegem o meio ambiente’
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações Unidas). O …
8
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …