‘Álbum das Eleições’ ajuda brasileiros a entenderem as escalações e estratégias das campanhas políticas de 2014
Versão virtual de livro ilustrado traz “seleções” de Dilma, Aécio e Eduardo Campos acompanhados dos políticos titulares de suas campanhas eleitorais
Toda copa do mundo tem seu álbum, todo álbum tem suas figurinhas e todas as figurinhas têm uma multidão de pessoas correndo atrás delas. Mas e se todas essas pessoas que se agarram aos seus “livros ilustrados” e aos “cromos autocolantes” sabendo de cor os números, nomes, posições e equipes dos craques da bola, gostassem tanto da política nacional como gostam da Copa do Mundo?
Foi pensando nisso que a agência de marketing político Ahead criou o “Álbum das Eleições”, livro fictício que traz os times de campanha dos principais candidatos à presidência em 2014 como figurinhas. Nesse álbum político, é possível ver quais são os nomes encarregados de eleger o próximo Presidente da República.
São três times: “Seleção da Dilma”, “Seleção do Aécio” e “Seleção do Campos”. Cada um tem 11 titulares escalados, posicionados e orientados taticamente para tentar dar a vitória a seu candidato.
- Dia da Democracia: 12 vezes em que a democracia brasileira esteve em risco recentemente
- Eleições 2020: o que você precisa saber sobre Arthur do Val
- Álbum de figurinhas da Copa feminina recebe ataques machistas
- Eleições 2018: lista de fake news que circularam nas redes
As figurinhas vão desde Lula, camisa 10 e faixa da Seleção da Dilma, até Marina Silva, centroavante do time de Eduardo Campos, e FHC, meia-esquerda da equipe tucana, passando também por nomes menos conhecidos, mas não menos importantes para a disputa que se inicia oficialmente após a Copa. As funções dos políticos são explicadas com linguagem boleira e disposição tática.
Segundo os criadores, a intenção do álbum é desmistificar um assunto encarado como árido pela maioria da população e torna-lo mais atraente entre os mais jovens. A agência já havia montado em 2013 uma versão “política brasileira” da série “Game of Thrones“, na qual era possível entender as relações políticas e partidárias do Brasil através da associação com o seriado de mais sucesso da atualidade – e quem quiser pode até procurar os escalados dos times nas casas de Westeros para compreender ainda melhor o contexto das eleições 2014.
Confira no site do álbum o resultado.