Eleições 2020: o que você precisa saber sobre Arthur do Val

Do MBL à carreira política, Arthur do Val disputa, pela primeira vez, um cargo executivo

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Arthur do Val surgiu para o Brasil e, mais especificamente para São Paulo, em 2015 em meio à onda de protestos que pedia a queda da ex-presidente Dilma Rousseff. Integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), foi eleito deputado estadual pelo Democratas em 2018.

Conhecido nas redes sociais como Mamãe Falei, o parlamentar é mais um representante da nova geração que ganhou destaque na história recente do cenário político brasileiro. Em 2020, é candidato do partido Patriota à Prefeitura de São Paulo.

arthur do val
Crédito: Divulgação/AlespDeputado Arthur do Val, o Mamãe Falei é expulso do DEM

Em uma ascensão meteórica, Arthur do Val seguiu os passos de nomes como Kim Kataguiri e Fernando Holiday, também pertencentes ao MBL, e hoje parlamentares, escrevendo as novas páginas da política nacional. Em 2018, recebeu a segunda maior votação do Estado, somando quase 480 mil votos.

Se há dois anos, o candidato apresentava um discurso mais próximo à linha de Jair Bolsonaro, hoje, tanto ele como o movimento a qual pertence, representa uma retórica crítica ao atual governo federal.

Em sua chapa, tem como vice a porta-voz do movimento Vem Pra Rua, Adelaide de Oliveira. Em pesquisas recentes, aparece com cerca de 3% das intenções de voto ao lado do candidato petista, Jilmar Tatto.

Da engenharia à política

Aos 34 anos, Arthur do Val nasceu em São Paulo e é formado em Engenharia Química na Escola de Engenharia Mauá. Em sua trajetória profissional, apresenta-se como empresário na área de reciclagem de resíduos metálicos, além de transportes, combustíveis e construção civil.

Crítico ao governo Doria (PSDB), enfatiza, em suas falas públicas, não ser um político de carreira. É defensor do liberalismo econômico e se opõe veementemente ao Estado. Em 2019, acusado de infidelidade partidária, foi expulso do DEM após criticar o vice-governador do Estado e presidente da sigla, Rodrigo Garcia. Entre outras ocasiões chegou a atacar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM).

Planos para São Paulo

Quer saber mais sobre as propostas de Arthur do Val à cidade de São Paulo ? Conheça os planos para as pastas de habitação, saúde, educação, transporte e outros assuntos em sua página oficial.

Eleições 2020
Neste ano, em função da pandemia do novo coronavírus, as eleições municipais que elegerão vereadores e prefeitos em todo o país serão realizadas nos dias 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno).