Alerta: outra barragem de Brumadinho com alto risco de rompimento
A quantidade de água e terra é menor do que a da primeira barragem, mas descerá com mais velocidade e alcance maior, segundo a Defesa Civil de MG
Aumentou de 1 para 2 o nível de risco de rompimento de outra barragem da represa da mina de Brumadinho (MG). Essa é de água e não de rejeito de minério. O alerta foi disparado na madrugada deste domingo, 27, para que a população pudesse deixar o local.
Segundo o tenente-coronel Flávio Godinho, da Defesa Civil de Minas Gerais, a quantidade de água e terra é menor do que a da primeira barragem, mas descerá com mais velocidade e alcance maior.
Os moradores estão sendo encaminhados para casa de parentes e escolas do município. “Há um risco real de rompimento da barragem da represa, que chama-se B6. A água não tem freio agora. Quando romperam as barragens da mina do Córrego do Feijão, as próprias instalações da Vale serviram como freio, e o rejeito parou. Agora, não se sabe o alcance”, explica Godinho.
O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Pedro Aihara, também confirma a informação: “O risco de rompimento realmente existe. A situação em nível dois é caracterizada pelo risco iminente de rompimento e é por isso que, nesse momento, todas as equipes do Corpo de Bombeiros interromperam os trabalhos de buscas que estavam sendo feitos e estão todos empenhados na evacuação da população”.