Alunos do Senai expõem presépios e robôs animatrônicos

Por: Redação Comunicar erro

Trabalhos tecnológicos desenvolvidos em 40 escolas da rede no estado integram o roteiro natalino de um dos principais cartões postais da cidade. Mostra ficará aberta à visitação de 8 a 18 de dezembro, das 10 às 20 horas. Entrada é Catraca Livre.

Papai Noel alpinista, árvore de Natal que dança em ritmo de balada, cenário natalino comandado por robôs e presépios animatrônicos. Esses são alguns dos 40 projetos desenvolvidos por alunos de escolas do SENAI-SP do interior e da Capital para a exposição Nataltec, que integra o tour natalino da Avenida Paulista.

Os trabalhos interativos e que utilizam diferentes recursos tecnológicos aprendidos por estudantes dos cursos técnicos, como radiofreqüência, micro-controladores e sistemas elétricos, ficarão expostos de 8 a 18 de dezembro, das 10h às 20 horas, no Espaço Fiesp. A entrada é gratuita.

Um júri técnico formado por representantes do setor industrial e de instituições de ensino escolherá os três projetos mais representativos, que reúnem criatividade, originalidade, inovação e montagem final. Os visitantes também poderão escolher o seu projeto favorito e participar do concurso na categoria júri popular, que selecionará os três trabalhos mais votados. Os seis projetos eleitos receberão troféu. As escolas que desenvolverem trabalhos de consciência ambiental também serão homenageadas.

Segundo Daniel Correia de Melo e Vanderlei Meireles, coordenadores da exposição, a mostra é uma forma de divulgar o potencial criativo dos estudantes do SENAI-SP e incentivar o desenvolvimento tecnológico na rede. “Os alunos mostram que é possível trazer para o cotidiano, de forma inovadora e lúdica, a teoria aprendida nos diversos cursos ministrados pela instituição, além de passar conceitos como a importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente”, afirma Daniel Correia.

Os trabalhos envolvem conhecimentos nas áreas têxtil, de automação, eletroeletrônica, mecânica, mecânica de precisão, fundição, metalurgia, manutenção, informática, metalmecânica, mecatrônica, plástico, madeira, eletromecânica, couro, instrumentação, marcenaria, vestuário, caldeiraria, marcenaria, CNC, desenho, solda, mecânica de usinagem, elétrica, robótica, análises químicas industriais, CLP e eletricidade.

Coral e orquestra
O público também poderá assistir, gratuitamente, a apresentações da Orquestra Sinfônica do SENAI-SP, formada por alunos e ex-alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial e Técnicos da entidade, e do coral do SESI de Santo André, composto por estudantes do Ensino Fundamental. As sessões ocorrerão na frente do prédio da Fiesp no dia 8, das 11 às 12h (sinfônica) e das 17 às 18 horas (coral), e nos dias 13 e 14, das 17 às 18 horas (sinfônica).

As informações são do Jornal Jovem

1 / 8
1
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
2
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
3
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
4
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
5
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
6
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
7
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
8
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …