Alvo de ataques na internet, Erika Januza pede combate ao racismo

Em entrevista ao Globo, Erika Januza frisou: "Muita gente acha que é mais fácil para os famosos. Mas o crime é o mesmo para todos"

Por: Redação | Comunicar erro
erika januza alvo ataques
Crédito: Reprodução/InstagramErika Januza foi alvo de ataques preconceituosos nas redes sociais

Semifinalista da “Dança dos famosos”, no Domingão do Faustão, a atriz Erika Januza revelou em entrevista ao jornal O Globo ter sofrido, recentemente, série de ofensas racistas em suas redes sociais e também por email. Diante da situação, procurou a Delegacia de Repressão e Crimes de Informática para registra ocorrência.

Na conversa, Erika comentou sobre o caso e ressaltou que espera incentivar outras pessoas a denunciarem casos de racismo: “Já vinha lendo ofensas nas redes sociais e, de umas três semanas para cá, passei a receber também por e-mail. Já foram uns 20, de remetentes diferentes, mas que, pelo teor, parecem vir da mesma pessoa. Juntei tudo e levei à delegacia. Fui muito bem atendida pelos policiais e também estou contando com a ajuda de um advogado, que irá acompanhar o processo para mim. Meu desejo é encontrar os responsáveis e mostrar que eles que não podem se esconder atrás de nomes falsos na internet”.

Um relatório divulgado em 2017 pela Norton Cyber Security revelou que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de casos de crimes cibernéticos. Apenas em 2017, mais de sete mil denúncias desse tipo foram registradas o Brasil.

A atriz pediu ainda que as pessoas tenham coragem para denunciar os inúmeros casos de racismo testemunhados nas redes sociais. “Acho que falar e mostrar que fiz a denúncia ajuda os outros a enxergarem que é possível. Muita gente acha que é mais fácil para os famosos. Mas o crime é o mesmo para todos. A delegacia está aberta a qualquer cidadão.Quem tem que temer é aquele que comete o crime”.

Compartilhe:

1 / 8
1
11:47
Não é Não: tatuagens contra o assédio no Carnaval
Luka Campos, idealizadora da campanha Não é Não, foi a convidada pelo programa Entrevista por Catraca Livre desta semana para …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …