Artista de Manaus transforma casa em espaço cultural comunitário

A Casa do Parente conta com apresentações musicais, exposições e saraus. Todas as atrações são Catraca Livre

Este ano, o Parque das Laranjeiras, na zona sul de Manaus, foi presenteado com um novo espaço cultural para a comunidade. É a Casa do Parente, onde as diversas manifestações artísticas da região estão na programação: apresentações musicais, saraus, lançamentos de livros, exposições de quadros, graffiti e muito mais.

Exposições fixas para visitação de terça à domingo

O local foi idealizado pelo cantor e compositor Gonzaga Blantez. “Temos muitos artistas bons produzindo diversas coisas, mas não têm para onde escorrer todo esse trabalho. Que a que a nossa casa sirva de modelo para o surgimento de outros espaços nesse sentido”, disse. A ideia, segundo ele, é criar um circuito cultural alternativo em Manaus.

A Casa do Parente fica em uma pequena casa antiga de madeira. Nela morou José Alcântara, um famoso artista do Amazonas, reconhecido por suas exuberantes esculturas de animais em madeira.

A reforma da “casinha” contou com a ajuda dos moradores do bairro e amigos. Por fora, a pintura em vermelho, verde e amarelo já é destaque na Rua Barão de Suruí. No interior, as paredes coloridas com temas florais, além dos itens de decoração que remetem à cultura manauara, dão o toque original ao lugar.

De terça à domingo a casa conta com exposições fixas, dos artistas João Bosco, Homero Amazonas, Rubens Belém, de Parintins, e outros. As quintas-feiras estão reservadas para o projeto “Quinta Autoral” em que novos artistas expõem suas obras. Os fins de semana têm programação esporadicamente. E o melhor: todos os eventos da Casa do Parente são gratuitos.

Conheça, nas fotos abaixo, a Casa do Parente:

Casa do Parente

Rua Barão de Suruí, 234, próximo ao Conjunto São Judas Tadeu
Parque das Laranjeiras – Manaus (AM)
Contato: (92) 9463-9838