Artista publica selfies da palma da mão para debater racismo e intolerância

Por: Redação | Comunicar erro

“Na verdade a mão escrava passava a vida limpando o que o branco sujava”, cantou Chico Buarque e Gilberto Gil. Numa simbologia a essa mão, a mão negra, o artista Moisés Patricio, de 26 anos, oferece a sua para questionar o racismo e a intolerância por meio da própria vivência.

Reprodução/@moisespatricio
Projeto vai durar dois anos e já tem 476 fotos publicadas

“A escravidão no Brasil é marcada principalmente pela exploração da mão de obra de negros trazidos da África e transformados em escravos aqui. Por isso escolhi a própria palma da mão para refletir sobre meus gestos e as implicações na atualidade”, explica.

No Instagram, Patricio publica uma foto por dia para o projeto batizado de “Aceita?”. A primeira foto da série foi postada no início de 2014, contabilizando hoje 476 fotos de selfies da sua mão direita. A ideia, de acordo com Patricio, é manter as publicações durante dois anos, até 2016.

Reprodução/@moisespatricio
Artista traz objetos e ícones que deflagram questões sobre racismo

“O que me motiva a seguir fazendo uma selfie por dia é a minha própria história de vida na cidade de São Paulo. Sou jovem, negro e artista, e sempre foi um enorme desafio transitar na cidade”, conta ele, que costuma tirar fotos no caminha da casa ao trabalho, com objetos que nos faz refletir ou que estão ligados a religiões de matriz africana. Veja mais fotos na galeria abaixo:

Enquanto artista, Patricio se vê com o papel de desconstruir o pensamento que deixa o protagonismo da cultura negra à margem. “Vejo um único caminho: reinscrever a história, novas estratégias que conciliem a múltipla cultura que nos compõe, enquanto artista levo essa responsabilidade”, diz.

Clique aqui e confira todas as fotos do perfil.

1 / 8
1
06:25
VazaJato: Moro chama integrantes do MBL de tontos e depois se desculpa
Em áudio publicado pelo perfil do Movimento Brasil Livre no Instagram o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, …
2
02:42
STF adia julgamento que pode tirar Lula da cadeia
O Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu adiar o julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente Lula, que estava previsto para …
3
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
4
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
5
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
6
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
7
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
8
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …