Artista publica selfies da palma da mão para debater racismo e intolerância

Por: Redação Comunicar erro

“Na verdade a mão escrava passava a vida limpando o que o branco sujava”, cantou Chico Buarque e Gilberto Gil. Numa simbologia a essa mão, a mão negra, o artista Moisés Patricio, de 26 anos, oferece a sua para questionar o racismo e a intolerância por meio da própria vivência.

Reprodução/@moisespatricio
Projeto vai durar dois anos e já tem 476 fotos publicadas

“A escravidão no Brasil é marcada principalmente pela exploração da mão de obra de negros trazidos da África e transformados em escravos aqui. Por isso escolhi a própria palma da mão para refletir sobre meus gestos e as implicações na atualidade”, explica.

No Instagram, Patricio publica uma foto por dia para o projeto batizado de “Aceita?”. A primeira foto da série foi postada no início de 2014, contabilizando hoje 476 fotos de selfies da sua mão direita. A ideia, de acordo com Patricio, é manter as publicações durante dois anos, até 2016.

Reprodução/@moisespatricio
Artista traz objetos e ícones que deflagram questões sobre racismo

“O que me motiva a seguir fazendo uma selfie por dia é a minha própria história de vida na cidade de São Paulo. Sou jovem, negro e artista, e sempre foi um enorme desafio transitar na cidade”, conta ele, que costuma tirar fotos no caminha da casa ao trabalho, com objetos que nos faz refletir ou que estão ligados a religiões de matriz africana. Veja mais fotos na galeria abaixo:

Enquanto artista, Patricio se vê com o papel de desconstruir o pensamento que deixa o protagonismo da cultura negra à margem. “Vejo um único caminho: reinscrever a história, novas estratégias que conciliem a múltipla cultura que nos compõe, enquanto artista levo essa responsabilidade”, diz.

Clique aqui e confira todas as fotos do perfil.

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …