Artistas e anônimos participam de campanha pelo fim da violência doméstica no Brasil

Intenção é que qualquer um possa estrelar a campanha contra a violência familiar

“Homem de verdade não bate em mulher”. Esse é o slogan da campanha lançada nacionalmente nesta sexta-feira, 1º de março, que procura incentivar o debate sobre a violência doméstica e conscientizar a população sobre o assunto. A iniciativa é do Banco Mundial e reúne famosos e anônimos em uma ação coletiva.

A campanha parte do princípio de que uma em cada cinco mulheres brasileiras afirmam já terem sofrido algum tipo de violência dentro de casa. Em 80% dos casos, os agressores são os próprios namorados e maridos, segundo dados da pesquisa Mapa da Violência 2012 – Homicídios de Mulheres no Brasil.

Algumas personalidades masculinas, como atores e esportistas, foram escolhidas para estrelar a campanha, que pretende acabar com a ideia de que a Lei Maria da Penha é uma legislação que age contra os homens. A lei, sancionada em 2006, criou mecanismos mais rígidos para coibir as agressões domésticas e familiares contra as mulheres. A própria Maria da Penha Maia Fernandes, cujo caso inspirou a criação da legislação, é uma das “estrelas” da campanha.

Participe

O mais interessante da ação é que qualquer pessoa pode participar por meio de redes sociais. Basta tirar uma foto segurando um cartaz com os dizeres da campanha ( “Homem de verdade não bate em mulher”) e postar no Instagram ou no Twitter (mensionando o @worldbanklac) com a hashtag #souhomemdeverdade. A intenção é criar um viral com a mensagem para que o maior número possível de pessoas seja atingido com a ideia de que a violência não é o caminho.

Cauã Reymond e Gabiel Braga são alguns dos famosos que participaram da campanha

Por Redação