Árvore mais antiga do mundo tem 9,5 mil anos

Por: Redação Comunicar erro

A árvore mais antiga do mundo é um pinheiro de 9,5 mil anos, chamado “Old Tjikko”, que está localizado na montanha Fulufjallet, em Dalarna, no noroeste da Suécia. A conífera foi descoberta em 2008 por cientistas da Universidade de Umeå, que determinaram sua idade a partir de uma análise com carbono-14.

Sob a coroa do pinheiro, foram identificadas quatro “gerações” da árvore, na forma de cones e madeira produzidos nas partes mais altas. O estudo mostrou que os restos encontrados tinham 375, 5.660, 9.000 e 9.550 anos. Ao se multiplicarem por meio de raízes penetrantes, as coníferas podem produzir cópias exatas. A árvore que está crescendo na Suécia e os pedaços de madeira com 9,5 mil anos têm o mesmo material genético.

A árvore mais antiga do mundo foi encontrada por pesquisadores na Suécia

Até então, os pesquisadores acreditavam que as árvores mais velhas do mundo eram pinheiros norte-americanos, com idades de 4 e 5 mil anos. Os cientistas acreditam que todas essas árvores sobreviveram por causa da capacidade de criar um novo tronco depois que o antigo morria.

Compartilhe:

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …