As dez melhores cidades do mundo para viver

Braço de pesquisas do Economist publica lista baseada em fatores como segurança, educação, saúde e ambiente, entre outros

O que define se uma cidade é boa para viver? Segundo o Economist Intelligence Unit, instituto de pesquisa da revista The Economist, se você mora na Austrália, Canadá ou Nova Zelândia, você sabe a resposta. A publicação divulgou recentemente uma lista com as 10 cidades mais habitáveis do mundo de acordo com um índice chamado “Liveability”. Ou “habitabilidade” em tradução livre.

O índice analisa 30 fatores diferentes relacionados a segurança, saúde, educação, infraestrutura e meio ambiente em 140 cidades espalhadas pelo mundo. O cálculo é explicado no relatório completo.

As melhores cidades, de acordo com o índice de “habitabilidade”.

Sobe e desce

Além da lista, o estudo chega a algumas conclusões. Nos últimos cinco anos, a vida urbana se deteriorou: a habitabilidade diminuiu em 51 locais e melhorou em 31 lugares. Outras cidades, como São Paulo, ficaram na mesma.

Curiosamente, as melhores cidades não mudaram muito ao longo do tempo. O instituto observa que elas “tendem a ser de médio porte, em países mais ricos, com uma densidade populacional relativamente baixa.”

Com o número 100 considerado o índice ideal, a imagem mostra as cidades que melhoraram ou pioraram nos últimos anos.

Via The Economist.