Assessor de Bolsonaro relaciona fogo em Notre-Dame à Bíblia

Filipe Martins citou no Twitter um versículo de Lucas, na Bíblia: "Eu digo a vocês", respondeu ele; "se eles se calarem, as pedras clamarão"

Assessor de Bolsonaro, Filipe Martins relacionou o incêndio da Catedral de Notre-Dame, em Paris, à “destruição do Ocidente” em entrevista ao jornal O Globo, nesta segunda-feira, 15.

Assessor de Bolsonaro relaciona o incêndio em Notre-Dame à passagem bíblica ‘destruição do Ocidente’
Créditos: Reprodução/youtube
Assessor de Bolsonaro relaciona o incêndio em Notre-Dame à passagem bíblica ‘destruição do Ocidente’

Martins é assessor especial para assuntos internacionais do presidente e citou no Twitter um versículo de Lucas, na Bíblia: “Eu digo a vocês”, respondeu ele; “se eles se calarem, as pedras clamarão”, minutos depois que o incêndio na Catedral começou.

Questionado pelo Globo, Martins afirmou que a citação é um alerta de que o “Ocidente está sendo destruído” e que  “é preciso dar mais atenção e ter mais cuidado com a nossa civilização”.

“É preciso dar mais atenção e ter mais cuidado com a nossa civilização. O Ocidente está sendo destruído, mas quem quer que diga isso é alvo de chacota”, disse o assessor, e continuou: “quando pedem a Jesus que ele repreenda aqueles que o louvavam como o Messias, ele responde com essas palavras. Nesse contexto, eu tomei emprestada essa referência para dizer que há um claro descuido com o nosso legado histórico e civilizacional e que, se não lembrarmos disso, seremos lembrados pelas ‘próprias pedras’, como está acontecendo neste caso ou aconteceu no caso do Museu Nacional”.

A teóloga Maria Clara Bingemer, professora da PUC-Rio, explicou ao jornal que a passagem diz respeito à não recepção de Jesus por parte do povo de Israel, e ele responde prevendo a queda do templo de Jerusalém. Para ela, no entanto, não há aí uma analogia com a destruição do Ocidente.