CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Ativista entrega petição para Metrô aceitar transporte de animais

Por Change.org

Por: Change.org (Oficial)

Quem mora em São Paulo sabe: uma das formas mais fáceis de se locomover pela cidade é usando o metrô. No entanto, aqueles que têm um bichinho de estimação podem discordar, já que o meio de transporte na cidade não permite a entrada de animais – a não ser os cães-guias, para quem tem deficiência visual. Ao saber de tal proibição, o ativista Rogério Nagai criou um abaixo-assinado na Change.org pedindo que o Metrô libere o transporte dos pets.

Mulher leva cão no metrô em Berlim. Já em São Paulo, empresa proíbe animais de estimação

A petição já alcançou mais de 65 mil assinaturas, que foram entregues por Rogério, na semana passada, para a diretoria do Metrô. Confira o abaixo-assinado: www.change.org/petsnometro.

Em diversas cidades ao redor do mundo, como Londres, Berlim e Buenos Aires, já é autorizado o transporte de animais no metrô. Em São Paulo, de acordo com uma lei municipal, os animais domésticos são permitidos em ônibus desde que os donos sigam alguns critérios, como limite de peso e transporte em caixas adequadas.

Rogério Nagai e o gato Paçoca no dia da entrega do abaixo-assinado

Rogério acredita, no entanto, que a locomoção com os bichos seja mais segura no metrô, levando em consideração o espaço interno dos vagões e a agilidade de deslocamento. “Não é só uma questão de lazer, várias pessoas necessitam também transportar seus pets até veterinários para realizar exames”, diz.

Rogério acredita, no entanto, que a locomoção com os bichos seja mais segura no metrô, levando em consideração o espaço interno dos vagões e a agilidade de deslocamento. “Não é só uma questão de lazer, várias pessoas necessitam também transportar seus pets para veterinários para realizar exames”, diz.

A entrega do abaixo-assinado ocorreu no dia 26 de julho, no Centro de Controle Operacional do Metrô. Os representantes se comprometeram a encaminhá-lo para a Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo. Agora, resta esperar a análise do projeto de lei que está tramitando na Assembleia Legislativa para que a entrada dos animais no transporte vire lei estadual.

Outra protagonista desta história é a Simone Gatto, tutora de um gato paraplégico chamado Paçoca. Há cinco anos, Simone entrou na luta para defender que os pets possam ser transportados no metrô – já que ela mesma tem muita dificuldade em se locomover pela cidade com seu bichano.

Mamis me contou sobre este homem de ótima indole,Rogério Nagai que sem pensar um só segundo resolveu criar um abaixo assinado,pela liberação do transporte publico de animais,ele nunca precisou utilizar desses meios mas mesmo assim,pensou em nos que somos milhares de animais necessitados de cuidados básicos, Visto que nos é negado o direito a vida ,quando nos proíbem de sermos socorridos dignamente os meios de transporte publico,hoje conseguimos entregar o abaixo assinado para a direção do metro,e esperamos em breve obtermos exito em nossa luta,#somostodospaçoca

Posted by Paçoca Gatto on Wednesday, July 26, 2017

Ela chegou até a criar um abaixo-assinado físico, assinado à mão por 10 mil pessoas. “A gente tem dois hospitais públicos para animais, e às vezes precisamos chegar lá às 6h da manhã e não podemos ir de ônibus porque só permitem os animais das 10h às 16h, e não dá pra ir de metrô. Precisamos mudar isso!”, contou Simone no dia da entrega do abaixo-assinado.

Rogério e Simone se conheceram graças à petição online na Change.org, e agora estão juntos nessa luta em defesa dos animais. “Nosso muito obrigado a vocês que assinaram porque foi através de vocês que essa campanha tomou essa proporção e pode até virar uma lei estadual”, agradeceu Rogério.

Rogério e Simone Gatto com as assinaturas do abaixo-assinado
  • Veja também:
Por: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 329 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 26 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
Morre Gilberto Dimenstein, jornalista e fundador da Catraca Livre
É com profunda tristeza que a Catraca Livre anuncia o falecimento de seu fundador, Gilberto Dimenstein, aos 63 anos de …
2
Entenda a operação da Polícia Federal de combate às fake news
O combate às fake news ganhou um novo e importante capítulo nesta semana com a Polícia Federal realizando uma série …
3
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
4
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
5
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
6
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
7
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
8
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …