Ativista entrega petição para Metrô aceitar transporte de animais

Por Change.org

Por: Change.org (Oficial) | Comunicar erro

Quem mora em São Paulo sabe: uma das formas mais fáceis de se locomover pela cidade é usando o metrô. No entanto, aqueles que têm um bichinho de estimação podem discordar, já que o meio de transporte na cidade não permite a entrada de animais – a não ser os cães-guias, para quem tem deficiência visual. Ao saber de tal proibição, o ativista Rogério Nagai criou um abaixo-assinado na Change.org pedindo que o Metrô libere o transporte dos pets.

Mulher leva cão no metrô em Berlim. Já em São Paulo, empresa proíbe animais de estimação

A petição já alcançou mais de 65 mil assinaturas, que foram entregues por Rogério, na semana passada, para a diretoria do Metrô. Confira o abaixo-assinado: www.change.org/petsnometro.

Em diversas cidades ao redor do mundo, como Londres, Berlim e Buenos Aires, já é autorizado o transporte de animais no metrô. Em São Paulo, de acordo com uma lei municipal, os animais domésticos são permitidos em ônibus desde que os donos sigam alguns critérios, como limite de peso e transporte em caixas adequadas.

Rogério Nagai e o gato Paçoca no dia da entrega do abaixo-assinado

Rogério acredita, no entanto, que a locomoção com os bichos seja mais segura no metrô, levando em consideração o espaço interno dos vagões e a agilidade de deslocamento. “Não é só uma questão de lazer, várias pessoas necessitam também transportar seus pets até veterinários para realizar exames”, diz.

Rogério acredita, no entanto, que a locomoção com os bichos seja mais segura no metrô, levando em consideração o espaço interno dos vagões e a agilidade de deslocamento. “Não é só uma questão de lazer, várias pessoas necessitam também transportar seus pets para veterinários para realizar exames”, diz.

A entrega do abaixo-assinado ocorreu no dia 26 de julho, no Centro de Controle Operacional do Metrô. Os representantes se comprometeram a encaminhá-lo para a Secretaria dos Transportes do Estado de São Paulo. Agora, resta esperar a análise do projeto de lei que está tramitando na Assembleia Legislativa para que a entrada dos animais no transporte vire lei estadual.

Outra protagonista desta história é a Simone Gatto, tutora de um gato paraplégico chamado Paçoca. Há cinco anos, Simone entrou na luta para defender que os pets possam ser transportados no metrô – já que ela mesma tem muita dificuldade em se locomover pela cidade com seu bichano.

Ela chegou até a criar um abaixo-assinado físico, assinado à mão por 10 mil pessoas. “A gente tem dois hospitais públicos para animais, e às vezes precisamos chegar lá às 6h da manhã e não podemos ir de ônibus porque só permitem os animais das 10h às 16h, e não dá pra ir de metrô. Precisamos mudar isso!”, contou Simone no dia da entrega do abaixo-assinado.

Rogério e Simone se conheceram graças à petição online na Change.org, e agora estão juntos nessa luta em defesa dos animais. “Nosso muito obrigado a vocês que assinaram porque foi através de vocês que essa campanha tomou essa proporção e pode até virar uma lei estadual”, agradeceu Rogério.

Rogério e Simone Gatto com as assinaturas do abaixo-assinado
  • Veja também:
1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …