Ato em homenagem a Marielle Franco reúne milhares no Rio

Tributo à vereadora assassinada no Rio foi convocado pela internet

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Wikimedia CommonsMarielle Franco, vereadora assassinada no Rio de Janeiro

Milhares de pessoas lotaram a Cinelândia, no Rio de Janeiro, neste domingo (14), para prestar uma homenagem a Marielle Franco, vereadora assassinada na cidade. A manifestação foi pacífica e aconteceu à tarde.

No protesto do movimento “Distribuição de Mil Placas para Marielle”, os gritos “Ele, não” e “Ditadura, nunca mais!” foram ouvidos.

Cada manifestante tinha direito à retirada de uma placa. A entrega foi realizada em frente à Câmara dos Vereadores e terminou em cerca de dez minutos.

Após receberem as placas, as pessoas eram encaminhadas para um mosaico humano, que formava o nome de Marielle e só podia ser visto por uma imagem aérea.

O movimento nasceu na internet, após a retirada e a quebra da sinalização simbólica com o nome da vereadora assassinada em 14 de março. Conforme recomendação da página no Facebook, quem conseguiu retirar a placa a escondeu em um envelope, para evitar represálias. Também foi orientado que não fossem coladas em cima de outras placas nas ruas.

deputados psl marielle franco
Crédito: reprodução/FacebookApoiadores de Bolsonaro quebram placa feita a Marielle Franco

Mônica Benício, mulher de Marielle, foi encaminhada por Anielle Franco, irmã de Marielle, pelo deputado federal eleito Marcelo Freixo e pelo vereador David Miranda, ambos do Psol, para recolocar uma placa com o nome da vereadora no local de onde foi retirado, na esquina da Câmara.

Entre a multidão, vários artistas compareceram ao ato, como os cantores Leoni e Késia Estácio e os atores Juliana Alves, Leandra Leal, Emiliano D’Ávila, Alexandre Lino, Sophie Charlotte e Daniel de Oliveira.

Compartilhe:

1 / 8
1
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
2
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
3
04:17
32% acreditam que câncer é causado por traumas, diz pesquisa
O jornal Folha de S. Paulo divulgou uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia que revela uma situação preocupante: 32% dos …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …