Ato em homenagem a Marielle Franco reúne milhares no Rio

Tributo à vereadora assassinada no Rio foi convocado pela internet

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Wikimedia CommonsMarielle Franco, vereadora assassinada no Rio de Janeiro

Milhares de pessoas lotaram a Cinelândia, no Rio de Janeiro, neste domingo (14), para prestar uma homenagem a Marielle Franco, vereadora assassinada na cidade. A manifestação foi pacífica e aconteceu à tarde.

No protesto do movimento “Distribuição de Mil Placas para Marielle”, os gritos “Ele, não” e “Ditadura, nunca mais!” foram ouvidos.

Cada manifestante tinha direito à retirada de uma placa. A entrega foi realizada em frente à Câmara dos Vereadores e terminou em cerca de dez minutos.

Após receberem as placas, as pessoas eram encaminhadas para um mosaico humano, que formava o nome de Marielle e só podia ser visto por uma imagem aérea.

O movimento nasceu na internet, após a retirada e a quebra da sinalização simbólica com o nome da vereadora assassinada em 14 de março. Conforme recomendação da página no Facebook, quem conseguiu retirar a placa a escondeu em um envelope, para evitar represálias. Também foi orientado que não fossem coladas em cima de outras placas nas ruas.

deputados psl marielle franco
Crédito: reprodução/FacebookApoiadores de Bolsonaro quebram placa feita a Marielle Franco

Mônica Benício, mulher de Marielle, foi encaminhada por Anielle Franco, irmã de Marielle, pelo deputado federal eleito Marcelo Freixo e pelo vereador David Miranda, ambos do Psol, para recolocar uma placa com o nome da vereadora no local de onde foi retirado, na esquina da Câmara.

Entre a multidão, vários artistas compareceram ao ato, como os cantores Leoni e Késia Estácio e os atores Juliana Alves, Leandra Leal, Emiliano D’Ávila, Alexandre Lino, Sophie Charlotte e Daniel de Oliveira.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
2
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
3
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
4
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
5
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
6
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
7
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …
8
02:00
Maior parte dos brasileiros é contra flexibilização das armas
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope aponta que a maior parte dos brasileiros não apoia a flexibilização do porte e da …