Atriz critica o uso do termo ‘menina’ para se chamar mulheres

Mayim Bialik diz que usar o termo “menina” diminui o status da mulher e propaga o machismo

“Palavras têm impacto no nosso inconsciente”, declarou a atriz do seriado “The Big Bang Theory”, Mayim Bialik, em um vídeo publicado em sua página no Facebook. No vídeo, a atriz que interpreta a personagem Amy defende que se pare de chamar mulheres de meninas. Bialik diz que usar o termo “menina” diminui o status da mulher e propaga o machismo.

A atriz começa o vídeo dizendo que estava em um bar, com dois amigos na casa dos 40 anos. Um deles, para chamar a atenção do outro sobre a presença de uma mulher bonita na casa, disse: “Olhe aquela menina”. “Comecei a olhar em volta me perguntando por que deixariam entrar uma criança em um bar?”, disse a atriz no vídeo.

“Percebi que estavam se referindo a uma adulta, mas como ela tinha idade entre cinco e 55 anos, não sabiam como chamá-la”, ironizou. “Na verdade, chamar mulheres adultas assim implica que elas são inferiores aos homens, mesmo que não seja a intenção da maioria das pessoas.”

Mayim Bialik também aponta no vídeo o fato de homens nunca serem chamados de “garotos”. Para ela, o termo masculino é humilhante e faz perder a masculinidade. Ela também crítica as mulheres que não se importam em serem chamadas de “meninas”. “Quando se cresce em uma cultura centrada na figura do homem, como a nossa, a gente começa a acreditar que o jeito que as coisas são é o jeito que elas têm de ser”, declarou.

Confira o vídeo:

  • Leia mais: