Atrizes lançam campanha para acabar com Aids e outras doenças

Natalie Portman, Penélope Cruz, Diane Kruger e a cantora Annie Lennox fazem apelo para que o mundo intensifique a luta contra a AIDS, tuberculose e malária

Por: Change.org (Oficial) Comunicar erro
Natalie Portman e Penélope Cruz
Crédito: Reprodução / WikipediaNatalie Portman e Penélope Cruz estão entre as atrizes que criaram a petição

Artistas pedem por promessa para que as crianças de hoje não sejam adultos portadores dessas doenças no futuroNo dia 10 de outubro acontecerá a 6ª Conferência de Reconstituição do Fundo Global de Combate à Aids, Tuberculose e Malária, em Lyon, na França. Com o objetivo de sensibilizar líderes mundiais a se comprometerem com o fim da epidemia das três doenças infecciosas que mais matam no mundo, as atrizes Natalie Portman, Penélope Cruz, Diane Kruger e a cantora Annie Lennox criaram uma campanha mundial na plataforma Change.org. 

O abaixo-assinado, lançado dia 11 no Reino Unido, chegou ao Brasil nesta quinta-feira, 26. Além dos dois países, a campanha também coleta assinaturas na Alemanha, França e Itália. A petição lembra que o fundo global foi criado em 2002 para lutar contra a dor e o sofrimento provocados pela destruição de milhões de vidas e comunidades vítimas da Aids, tuberculose e malária no mundo. Desde então, 32 milhões de vidas foram salvas.

A campanha alerta que essas graves doenças infecciosas estão “recuperando terreno”, já que quase 1 mil mulheres e jovens meninas são infectadas pelo vírus HIV todos os dias, no mundo. “Desigualdade de gênero, discriminação, violência, acesso limitado à educação e a falta de serviços adaptados inibem o acesso das mulheres e jovens aos serviços de saúde, e alimentam novas infecções”, destaca trecho da petição hospedada na Change.org.

O fundo ajuda no combate dessas doenças ao destinar recursos para o financiamento de clínicas e apoio a enfermeiros e médicos. As celebridades esperam que a conferência de reconstituição do fundo permita angariar US$ 14 bilhões para salvar 16 milhões de vidas.

“Eu testemunhei pessoalmente a devastação causada pela AIDS, tuberculose e malária em todo o mundo. Temos os instrumentos para acabar com essas doenças. Se agirmos agora, poderemos alcançar esse objetivo global até 2030. Vamos pôr fim a estas epidemias de uma vez por todas! Isso pode ser feito”, clama a cantora, compositora e ativista escocesa Annie Lennox no texto da petição. As artistas temem uma perda dos progressos alcançados até hoje.

Em julho, foi publicada uma carta aberta, assinada por 40 artistas, atletas e ativistas, além de 35 mil pessoas de diversos países, prometendo acabar com as três doenças infecciosas até 2030 – ano em que as crianças de hoje já serão adultas.

“Como mãe, estou profundamente preocupada com o legado que vamos deixar à próxima geração. Embora as crianças de hoje tenham muitas batalhas pela frente, tenho convicção de que a AIDS, a tuberculose e a malária não serão deixadas para eles”, declarou Penélope Cruz, confiante, no texto do abaixo-assinado.

Compartilhe:

Por: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 280 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 19 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …