Últimas notícias:

Loading...

Veja a praia de Balneário Camboriú após alargamento de faixa de areia

Até o momento, valor da obra chegou a R$ 66,8 milhões

Por: Redação

De acordo com a Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú (SC), nesta sexta-feira (03) será concluída a obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central que tinha 25 metros de largura e passou para 70 metros. A obra, que teve início em março deste ano, utilizou mais de 2 milhões de metros cúbicos de areia extraída de uma jazida a 15 quilômetros da praia.

camburiu
Crédito: Element Films/DivulgaçãoPraia Central, em Balneário Camboriú após alargamento de faixa de areia

O alargamento da faixa foi realizado para minimizar a erosão costeira, evitando problemas como a inundação de ruas devido à ressaca do mar e fomentar o turismo na cidade. No sábado (4), o município fará um evento de inauguração da temporada de verão na cidade.

A largura da Praia Central foi aumentada em toda a extensão da orla, que é de 5,8 quilômetros. Em 2022, após a temporada de verão, estão previstas obras no calçadão da Avenida Atlântica, rua em frente à faixa de areia, para proporcionar mais conforto aos pedestres incluindo espaço para caminhada, pista de corrida e ciclovia.

A via também será ampliada para trazer maior fluidez ao trânsito. Serão duas pistas e uma faixa de ônibus. O plantio de vegetação de restinga, uma exigência do licenciamento ambiental da obra, também será realizada no local.

Camburiú
Crédito: Element Films/DivulgaçãoPraia com parte alargada e parte ainda sem a obra

Após os trabalhos, foram instaladas 900 lixeiras por toda a orla. Inicialmente o valor da obra foi de R$ 66,8 milhões, mas o consórcio vencedor da licitação, o DTA/Jan de Null, pediu um reajuste, que está em discussão.

Crédito: DivulgaçãoProjeção de como ficará a orla depois da obra totalmente concluída

O plano de alargamento da orla de Balneário Camboriú é discutido no município há anos. Em junho de 2017, o prefeito Fabrício Oliveira apresentou o projeto ao governador Raimundo Colombo e ressaltou que não se trata apenas de uma questão estética, mas também econômica. “É uma obra importante porque recupera e oferece à praia as condições necessárias para a manutenção do turismo”, declarou o prefeito em nota para o Portal Oficial da Prefeitura.

Compartilhe: