“Bandido bom é bandido morto” é a opinião de 57% dos brasileiros

Uma pesquisa do Datafolha, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), revelou que a maior parte dos brasileiros parece desconhecer a Constituição Brasileira que diz que os criminosos devem ser julgados, condenados e presos para que haja uma reabilitação.

Bandido bom é ex-bandido que virou cidadão reabilitado na sociedade!

Isso pelo motivo de que 57% dos brasileiros ainda acreditar que a morte seja a melhor maneira de lidar com os criminosos.

É claro que o nosso atual sistema carcerário é falho, com presídios abarrotadas que acabam virando um depósito de pessoas que nunca serão reabilitadas. Muitos inocentes, inclusive, esperam julgamento há vários anos e, por não terem uma boa condição financeira, jamais terão acesso a um advogado particular.

VIOLÊNCIA POLICIAL

Ainda sobre a pesquisa, 70% da população sente que as polícias cometem excessos de violência no exercício da função. Entre os jovens de 16 a 24 anos de idade, a sensação é ainda maior: 75% deles acreditam que os policiais abusam.

Além disso, 53% dos brasileiros (60% dos jovens de 16 a 24 anos de idade) têm medo de ser vítima de violência por parte da polícia civil e 59% (67% dos jovens de 16 a 24 anos) temem ser agredidos por policiais militares.

Por Felippe Canale

Jornalista parceiro da Catraca Livre