Barueri vai ganhar rede “inteligente” de energia elétrica

O município vai ser o primeiro da região metropolitana a usar o sistema smart grid, que permite medição e acompanhamento em tempo real do consumo de energia

A cidade de Barueri, na região metropolitana de São Paulo, vai ganhar um sistema de “energia inteligente”. Isso porque a concessionária AES Eletropaulo, responsável pelo serviço na região, vai trocar as redes tradicionais de energia elétrica pelas chamadas smart grids, que evitam erros de medição e permitem detectar mais rapidamente eventuais pontos de interrupção no fornecimento de energia.

A previsão é que 250 mil famílias sejam beneficiadas até 2015 com o novo sistema, que permite que os clientes calculem o valor da conta e administrem seus gastos ao longo do mês, além de economizarem energia

A alteração muda a maneira como a empresa e o consumidor lidam com a energia elétrica. Trata-se, na verdade, de uma troca dos medidores comumente usados, os eletromecânicos, por novos modelos digitais. Normalmente as empresas recebem informações sobre o consumo dos clientes apenas uma vez por mês, quando seus funcionários vão até os locais e leem os medidores. Com o uso do medidor inteligente, é possível que a empresa e o cliente monitorem o consumo em tempo real.

Assim, é possível detectar instantaneamente possíveis falhas no fornecimento e providenciar em pouco tempo seu conserto. Os clientes também podem acompanhar diariamente dados sobre seu consumo, o que pode ser feito tanto pelo medidor como pela internet, no site da AES Eletropaulo, e calcular o valor aproximado da conta.

A partir de junho será iniciada na cidade a instalação da nova aparelhagem para clientes de baixa renda. Inicialmente, a mudança vai contemplar 2,1 mil famílias, mas o projeto pretende beneficiar cerca de 250 mil habitantes. O sistema de energia inteligente já funciona em Aparecida do Norte, no interior do Estado.

Por Redação