BC libera consulta de dinheiro ‘esquecido’ em bancos; veja como fazer

A devolução do dinheiro poderá ser feita via Pix a partir de 7 de março

O Banco Central liberou nesta segunda-feira, 14, o site para qualquer cidadão ou empresa consultar se tem dinheiro “esquecido” nos bancos.

A consulta deve ser feita na página do (SVR) Sistema de Valores a Receber (valoresareceber.bcb.gov.br). Para pessoas físicas é preciso informar o número do CPF. Já no caso de empresas, o CNPJ.

BC libera consulta de dinheiro ‘esquecido’ em bancos; veja como fazer
Créditos: José Cruz/Agência Brasil
BC libera consulta de dinheiro ‘esquecido’ em bancos; veja como fazer

Neste primeiro acesso, o cliente pode consultar apenas se há ou não dinheiro “esquecido” a receber. Se tiver, ele recebe uma data e período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente.

As datas são agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa, conforme calendário.

Aqueles que tiverem valores esquecidos vão precisar fazer um cadastro pelo site Acesso (https://sso.acesso.gov.br) ou pelo aplicativo gov.br para acessar o sistema e solicitar o resgate na data e período agendados.

A devolução do dinheiro poderá ser feita via Pix a partir de 7 de março. Aqueles que não tiverem ou preferirem não indicar uma chave na hora de pedir a transferência serão informados pelos respectivos bancos sobre como será feito o depósito.

Quem perder o prazo, não precisa se preocupar. Segundo o Banco Central, os clientes poderão acessar o novo site a qualquer momento e receber uma nova data de agendamento. O BC alerta também o cidadão para que não caia em golpes utilizando o SVR.

Como consultar se tem dinheiro ‘esquecido’

Cuidado com golpes

O único site para consulta e pedidos de transferência de valores esquecidos em bancos é o valoresareceber.bcb.gov.br.

O BC não entra em contato direto com os cidadãos para tratar sobre esse dinheiro ou pedir confirmação de dados pessoais. Nunca clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram, nem faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.