BH fica cor de rosa em campanha conta o câncer de mama
Outubro Rosa ilumina, em 2013, sete cidades mineiras, chamando a atenção da população para a luta contra a enfermidade
Nesta terça-feira, dia 1º de outubro, tem início a campanha Outubro Rosa em BH. Internacionalmente conhecida pelo seu trabalho na luta contra o câncer de mama, a ação, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, SES, ilumina prédios e monumentos públicos com o intuito de chamar a atenção da população para o assunto.
Além de Belo Horizonte, a campanha vai iluminar, neste ano, diversos locais em outras seis cidades mineiras: Varginha, Montes Claros, Juiz de Fora, Uberaba, Valadares e Divinópolis. Em BH, a abertura oficial da ação acontece no Museu de Artes e Ofícios, MAO, no dia 1º, a partir das 19h30, com a iluminação do local.
O Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama apresenta uma novidade em 2013. A faixa etária para a realização de mamografia, que antes era dos 45 aos 69 anos, agora passa a ser dos 40 aos 69 anos, elevando em 30%, para 2014, a meta estadual de mamografias, beneficiando cerca de 750 mil mulheres.
- Mulher tem 3 diagnósticos errados antes de descobrir câncer de mama
- A importância da amamentação na prevenção ao câncer de mama
- Campanha traz lenços, flores e gentilezas em combate ao câncer de mama
- Apresentadora aparece sem peruca para conscientizar sobre câncer de mama
Exames gratuitos pelo mamógrafo móvel
Pacientes que residem em cidades distantes dos grandes centros e encontram dificuldades para fazer a mamografia vão poder contar com 10 mamógrafos móveis para a realização de exames. Para a realização da mamografia não é preciso ter pedido médico, basta apresentar documento com foto.
A SES disponibiliza mais informações sobre o assunto, além do formulário de requerimento, em seu site.