Bolsonaro assina decreto que facilita posse de armas no Brasil

A autorização do porte, no entanto, não foi alterada

Por: Redação | Comunicar erro

O presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça, 15, o decreto que flexibiliza a posse de armas no país. A medida passa a valer assim que for publicada no Diário Oficial da União. A previsão é a de que saia ainda nesta tarde uma edição extraordinária da publicação.

Jair Bolsonaro na Câmara
Crédito: Alan Marques/FolhapressO então deputado Jair Bolsonaro simula arma com o deputado Alberto Fraga durante sessão da Câmara

“Como o povo soberanamente decidiu por ocasião do referendo de 2005, para lhes garantir esse legítimo direito à defesa, eu como presidente vou usar esta arma”, disse Bolsonaro, ao mostrar a caneta utilizada para assinar o decreto.

A posse é a autorização para que a pessoa mantenha uma arma de fogo em casa. O direito ao porte, ou seja, a andar pelas ruas armado, que tem regras mais restritas, não foi alterado: no Brasil, é proibido para os cidadãos, exceto para quem exerce atividade profissional ligada à segurança.

O decreto era uma das principais promessas de campanha do atual presidente. Ao evento,no Palácio do Planalto, estavam presentes ministros e integrantes da bancada da bala, segundo informações da “Folha”.

“Nas minhas andanças durante a campanha, a questão da arma estava na ordem do dia”, afirmou, durante a cerimônia.

O texto altera os critérios para a comprovação da “efetiva necessidade” da compra de arma de fogo e manutenção em casa.

Todos os que viverem na área rural ou em cidades localizadas em estados com mais de dez homicídios a cada 100.000 habitantes terão direito a adquirir armas e munições. O documento também altera o tempo de autorização para a posse, que passa de cinco para dez anos.

1 / 8
1
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
2
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
3
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
4
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
5
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
6
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
7
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …
8
02:00
Maior parte dos brasileiros é contra flexibilização das armas
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope aponta que a maior parte dos brasileiros não apoia a flexibilização do porte e da …