Bolsonaro assina decreto que facilita posse de armas no Brasil

A autorização do porte, no entanto, não foi alterada

Por: Redação Comunicar erro

O presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça, 15, o decreto que flexibiliza a posse de armas no país. A medida passa a valer assim que for publicada no Diário Oficial da União. A previsão é a de que saia ainda nesta tarde uma edição extraordinária da publicação.

Jair Bolsonaro na Câmara
Crédito: Alan Marques/FolhapressO então deputado Jair Bolsonaro simula arma com o deputado Alberto Fraga durante sessão da Câmara

“Como o povo soberanamente decidiu por ocasião do referendo de 2005, para lhes garantir esse legítimo direito à defesa, eu como presidente vou usar esta arma”, disse Bolsonaro, ao mostrar a caneta utilizada para assinar o decreto.

A posse é a autorização para que a pessoa mantenha uma arma de fogo em casa. O direito ao porte, ou seja, a andar pelas ruas armado, que tem regras mais restritas, não foi alterado: no Brasil, é proibido para os cidadãos, exceto para quem exerce atividade profissional ligada à segurança.

O decreto era uma das principais promessas de campanha do atual presidente. Ao evento,no Palácio do Planalto, estavam presentes ministros e integrantes da bancada da bala, segundo informações da “Folha”.

“Nas minhas andanças durante a campanha, a questão da arma estava na ordem do dia”, afirmou, durante a cerimônia.

O texto altera os critérios para a comprovação da “efetiva necessidade” da compra de arma de fogo e manutenção em casa.

Todos os que viverem na área rural ou em cidades localizadas em estados com mais de dez homicídios a cada 100.000 habitantes terão direito a adquirir armas e munições. O documento também altera o tempo de autorização para a posse, que passa de cinco para dez anos.

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …