Bolsonaro diz que fim à discriminação salarial pode piorar situação de mulheres

O presidente usou o argumento de que “tem lugar em que mulher ganha mais do que homem”,

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deu uma desculpa esfarrapada para não sancionar a lei que amplia a multa contra empresas que praticam discriminação salarial contra as mulheres. Segundo ele, isto poderia prejudicar as próprias trabalhadoras, já que seria “quase impossível” elas conseguirem emprego.

“Pode ser que o pessoal não contrate, ou contrate menos mulheres, vai ter mais dificuldade ainda”, disse Bolsonaro em sua live semanal nesta quinta-feira, 22.

Bolsonaro
Créditos: Marcos Corrêa/PR

O projeto de lei foi aprovado pelo Senado no fim de março após a bancada feminina na Casa ter articulado a votação em defesa da igualdade salarial. O texto prevê o pagamento de uma indenização à trabalhadora prejudicada no valor de até cinco vezes a diferença da remuneração paga ao homem  que ocupa a mesma função.

A regra atual, vigente desde 1999, tem punições brandas como multa entre R$ 547,45 e R$ 805,07. Além disso, o pagamento é devido ao governo, não à trabalhadora lesada pela prática da empresa.

Bolsonaro ressaltou ainda o custo que a iniciativa pode gerar aos empresários se for sancionada e insinuou que as trabalhadoras podem exigir pagamento igual em situações em que “supostamente é a mesma atividade”.

O presidente ainda lançou o argumento de que “tem lugar em que mulher ganha mais do que homem”, apesar de estudos mostrarem que a situação contrária – homens ganhando mais do que mulheres na mesma função – ser comprovadamente mais comum.

­ Na pandemia, a taxa de participação das trabalhadoras, que já era inferior à dos homens, caiu a 45,8%. Isso significa que menos da metade das mulheres estão em atividade, seja trabalhando, seja buscando emprego.

– Live de quinta-feira com o Presidente Jair Bolsonaro (22/04/2021).. Acompanhe pelo YouTube: https://youtu.be/prkZ-s8jP5g. Mais detalhes no snapgram: https://t.me/jairbolsonarobrasil———. Temas:. Lockdown empobrece a população e mata;. Finalizações de obras paradas ou abandonadas no Rio São Francisco;. Redução de impostos e tarifas zeradas (medicamentos, energia solar, alimentos, equipamentos médicos, gás de cozinha, diesel e etc);. Ministro Marcos Pontes fala da vacina brasileira ( Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações); capacidade de disponibilidade sem dependência externa e empregos;. Adequação do orçamento para cumprir a responsabilidade fiscal;. Endividamento da união;. Medicamentos com comprovação científica e em fases finais contra o covid;. Tratamento para doenças e a liberdade do médico de prescrição;. Vacinas;. SpaceX: programa espacial para desenvolvimento de tecnologia brasileira;. Novas informações sobre Grafeno e Nióbio;. Dia da Aviação de Caça – Força Aérea Brasileira;. Grande parte da imprensa ($) contra o Brasil;. Ministro Ricardo Salles traz mais esclarecimentos sobre sua pasta ( Ministério do Meio Ambiente);. Mesmo que governadores e prefeitos tentem trazer para si a inauguração de obras do Governo Federal, seguimos em prol do Brasil;. Amazônia;. Números sobre missões de gases na atmosfera;. Aspecto climático e a economia;. Desmatamento ilegal, combustível fóssil e emissão de gases;. Regularização fundiária em desenvolvimento após décadas de “esquecimento”;. Mais de 600 lixões desativados em menos de 2 anos e direcionamento para reaproveitamento e reciclagem;. Relação com EUA;. ONGs em abstinência ($);. Trabalho contínuo em relação à vacinas;. Somos um dos países com mais doses de vacinas recebidas no mundo;. Impostos estaduais encarecem produtos enquanto o Governo Federal diminui impostos;. Energia renovável;. Projetos de lei demagógicos enganam a população e criam divisões eleitoreiras propositais (esclarecimento);. Parcerias em preservação ao Meio Ambiente.

Posted by Jair Messias Bolsonaro on Thursday, April 22, 2021