Bolsonaro será denunciado à ONU por defender ditadura militar

Ao defender a ditadura, Bolsonaro está consolidando a mensagem de que "tudo pode no Brasil"

Por: Redação

Bolsonaro será denunciado à ONU por defender ditadura militar. A alção sera promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Instituto Vladimir Herzog. As entidades denunciarão o presidente na reunião do Conselho de Direitos Humanos que ocorrerá na próxima terça-feira, 10, segundo informações obtidas pelo portal ‘UOL’.

Crédito: Agência BrasilBolsonaro será denunciado à ONU por defender ditadura militar

A OAB e o Instituto vão realizar um “evento paralelo na própria sede das Nações Unidas” para apresentar um documento com detalhes do que chamam de “desmonte” das estruturas de Justiça, Memória e Verdade no país, informou o portal.

A iniciativa das entidades acontece exatamente no momento em que Bolsonaro abre uma nova crise internacional relacionada a ditaduras. O presidente defendeu e elogiou regime militar chileno para criticar Alberto Bachelet, pai de Michelle Bachelet, atualmente comissária da ONU para Direitos Humanos, que foi assassinado após meses de tortura pela ditadura de Augusto Pinochet.

Michelle Bachelet declarou que o “espaço democrático no Brasil estava encolhendo”.

O ataque de Bolsonaro a Bachelet é apenas uma coincidência, a iniciativa já estava sendo planejada antes. Mas, diante da polêmica, o ato ganhou força.

Ao UOL, o diretor-executivo do Instituto Herzog, Rogério Sottili, explicou que, entre as diferentes ações, o grupo levará a informação sobre os atos do governo brasileiro à Comissão de Desaparecidos da ONU. “O que temos é a desconstrução dos marcos legais e a desobediência do estado a tratados internacionais e leis internas”, afirmou.

Sua avaliação é de que, ao fazer a apologia à ditadura, o governo brasileiro está consolidando a mensagem de que “tudo pode no Brasil” e que a “violência de estado impera”.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.