Bolsonaro usa decreto para tirar autonomia de reitores

A decisão dá ao general Santos Cruz os poderes de vetar ou aprovar indicações para as reitorias de instituições federais de ensino superior

Por: Redação | Comunicar erro
O ministro da Secretaria de Governo, general Santos Cruz
Crédito: ReproduçãoO ministro da Secretaria de Governo, general Santos Cruz

No mesmo dia em que milhares de manifestantes saíram às ruas em todo o Brasil contra os cortes anunciados pelo Ministério da Educação, o governo de Jair Bolsonaro (PSL) usou um decreto para tirar autonomia de reitores para nomear o segundo escalão administrativo das instituições federais.

O decreto 9.794, que altera o sistema de nomeações para cargos no governo, dá ao general Santos Cruz, à frente da Secretaria de Governo, os poderes de vetar ou aprovar indicações para as reitorias de instituições federais de ensino superior, como vice-reitores, pró-reitores e outros cargos de gestão. O general também poderá avaliar a indicação para cargos em função no exterior, como embaixadores.

SOMOS TODOS #EDUCAÇÃOSIM

VEJA COMO FORAM OS PROTESTOS CONTRA OS CORTES NA EDUCAÇÃO

Em entrevista à jornalista Andréia Sadi, da GloboNews, Santos Cruz declarou: “É para organizar melhor o sistema de nomeações”.

Nesta quinta-feira, 16, o PSB apresentou na Câmara dos Deputados um projeto com o objetivo de suspender o decreto de Bolsonaro que dá mais poder ao chefe da pasta para interferir nas nomeações das universidades.

Segundo o partido, a decisão viola a autonomia universitária prevista no artigo 207 da Constituição Federal. “É mais uma tentativa de atacar a autonomia das universidades para enfraquecê-las. Isso vai ter o efeito contrário: os protestos vão crescer. E nós, da oposição, vamos lutar pra derrubar esse decreto aqui no Parlamento”, disse, em nota, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).

1 / 8
1
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
2
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
3
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
4
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
5
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
6
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
7
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …
8
02:00
Maior parte dos brasileiros é contra flexibilização das armas
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope aponta que a maior parte dos brasileiros não apoia a flexibilização do porte e da …