Bolsonaro: quem protesta contra corte na Educação é ‘idiota útil’

Em Dallas, o presidente disse que protestos são organizados por 'minoria' que comanda universidades

Por: Redação | Comunicar erro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em Dallas (EUA), que os estudantes que estão se manifestando contra o corte de verbas no Ministério da Educação são “idiotas úteis” e “massa de manobra” que seriam manipulados por uma minoria de “militantes” que estaria à frente das universidades federais.

Bolsonaro
Crédito: Reprodução/FacebookO presidente Jair Bolsonaro durante live no Facebook, com o ministro da Educação, Abraham Weintraub

“É natural, é natural, mas a maioria ali é militante. Se você perguntar a fórmula da água, não sabe, não sabe nada. São uns idiotas úteis que estão sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais no Brasil”, afirmou, segundo o “Globo”.

Bolsonaro afirmou também que “não existe corte” e culpou os governos anteriores:  “O que houve é um problema que a gente pegou o Brasil destruído economicamente também, com baixa nas arrecadações, afetando a previsão de quem fez o orçamento e, se não tiver esse contingenciamento, eu simplesmente entro contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. Então não tem jeito, tem que contingenciar. Mas eu gostaria [de não cortar] nada, em especial na Educação”.

O presidente está em Dallas depois de ter cancelado a visita que faria a Nova York para receber uma homenagem da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Bolsonaro foi alvo de críticas do próprio prefeito nova-iorquino, Bill de Blasio, que o chamou de “homofóbico”.

Para Bolsonaro, a educação no Brasil “está deixando muito a desejar”. “ A garotada, com 15 anos de idade, na oitava série, 70% não sabe uma regra de três simples. Qual o futuro destas pessoas? Fala-se que tem muito desempregado, 14 milhões, mas parte deles não tem qualquer qualificação porque esse cuidado não teve pelo PT ao longo de 13 anos.”

Ao menos 82 universidades e institutos federais participam de protestos em resposta ao bloqueio de 30% dos orçamentos determinado pelo Ministério da Educação.

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …