CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Bolsonaro: quem protesta contra corte na Educação é ‘idiota útil’

Em Dallas, o presidente disse que protestos são organizados por 'minoria' que comanda universidades

Por: Redação

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em Dallas (EUA), que os estudantes que estão se manifestando contra o corte de verbas no Ministério da Educação são “idiotas úteis” e “massa de manobra” que seriam manipulados por uma minoria de “militantes” que estaria à frente das universidades federais.

Bolsonaro
Crédito: Reprodução/FacebookO presidente Jair Bolsonaro durante live no Facebook, com o ministro da Educação, Abraham Weintraub

“É natural, é natural, mas a maioria ali é militante. Se você perguntar a fórmula da água, não sabe, não sabe nada. São uns idiotas úteis que estão sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais no Brasil”, afirmou, segundo o “Globo”.

Bolsonaro afirmou também que “não existe corte” e culpou os governos anteriores:  “O que houve é um problema que a gente pegou o Brasil destruído economicamente também, com baixa nas arrecadações, afetando a previsão de quem fez o orçamento e, se não tiver esse contingenciamento, eu simplesmente entro contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. Então não tem jeito, tem que contingenciar. Mas eu gostaria [de não cortar] nada, em especial na Educação”.

O presidente está em Dallas depois de ter cancelado a visita que faria a Nova York para receber uma homenagem da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Bolsonaro foi alvo de críticas do próprio prefeito nova-iorquino, Bill de Blasio, que o chamou de “homofóbico”.

Para Bolsonaro, a educação no Brasil “está deixando muito a desejar”. “ A garotada, com 15 anos de idade, na oitava série, 70% não sabe uma regra de três simples. Qual o futuro destas pessoas? Fala-se que tem muito desempregado, 14 milhões, mas parte deles não tem qualquer qualificação porque esse cuidado não teve pelo PT ao longo de 13 anos.”

Ao menos 82 universidades e institutos federais participam de protestos em resposta ao bloqueio de 30% dos orçamentos determinado pelo Ministério da Educação.

1
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
2
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
3
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
4
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
5
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
6
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
7
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …
8
Vídeo da reunião de Bolsonaro com Moro pode incriminar o presidente? Entenda
E não é que a exibição do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril citado pelo ex-ministro Sergio …