Bolsonaro: quem protesta contra corte na Educação é ‘idiota útil’

Em Dallas, o presidente disse que protestos são organizados por 'minoria' que comanda universidades

Por: Redação | Comunicar erro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em Dallas (EUA), que os estudantes que estão se manifestando contra o corte de verbas no Ministério da Educação são “idiotas úteis” e “massa de manobra” que seriam manipulados por uma minoria de “militantes” que estaria à frente das universidades federais.

Bolsonaro
Crédito: Reprodução/FacebookO presidente Jair Bolsonaro durante live no Facebook, com o ministro da Educação, Abraham Weintraub

“É natural, é natural, mas a maioria ali é militante. Se você perguntar a fórmula da água, não sabe, não sabe nada. São uns idiotas úteis que estão sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais no Brasil”, afirmou, segundo o “Globo”.

Bolsonaro afirmou também que “não existe corte” e culpou os governos anteriores:  “O que houve é um problema que a gente pegou o Brasil destruído economicamente também, com baixa nas arrecadações, afetando a previsão de quem fez o orçamento e, se não tiver esse contingenciamento, eu simplesmente entro contra a Lei de Responsabilidade Fiscal. Então não tem jeito, tem que contingenciar. Mas eu gostaria [de não cortar] nada, em especial na Educação”.

O presidente está em Dallas depois de ter cancelado a visita que faria a Nova York para receber uma homenagem da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. Bolsonaro foi alvo de críticas do próprio prefeito nova-iorquino, Bill de Blasio, que o chamou de “homofóbico”.

Para Bolsonaro, a educação no Brasil “está deixando muito a desejar”. “ A garotada, com 15 anos de idade, na oitava série, 70% não sabe uma regra de três simples. Qual o futuro destas pessoas? Fala-se que tem muito desempregado, 14 milhões, mas parte deles não tem qualquer qualificação porque esse cuidado não teve pelo PT ao longo de 13 anos.”

Ao menos 82 universidades e institutos federais participam de protestos em resposta ao bloqueio de 30% dos orçamentos determinado pelo Ministério da Educação.

1 / 8
1
02:33
Foto de manifestantes nus contra Bolsonaro é falsa
A foto de uma suposta manifestação de pessoas peladas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  que viralizou nas redes …
2
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
3
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
4
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
5
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …
6
03:36
A mentira do “Sistema” que dificultaria o governo de Bolsonaro
Em uma mensagem divulgada pelo Whatapps na última semana, Bolsonaro disse que o Brasil é "ingovernável" sem "conchavos" e destacou …
7
02:18
Entenda a balbúrdia de Bolsonaro com as manifestações de rua
Um manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro e de sua agenda de reformas está marcada para o próximo …
8
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …