Brasileiro é preso na Itália por contaminar mulher com HIV

Ele está em regime de detenção domiciliar

Por: Redação

Um brasileiro de 31 anos foi preso na cidade de Rimini, na costa leste da Itália, por ter contaminado uma mulher com o vírus HIV.  A prisão ocorreu em outubro, mas só foi divulgada apenas nesta quinta-feira, 14.

Segundo a agência de notícias italiana Ansa, o homem, que não teve o nome divulgado, é acusado de expor outras três mulheres ao HIV. Ele está em regime de detenção domiciliar.

Crédito: Handemandaci/iStockAIDS awareness concept

De acordo com a polícia local, o brasileiro foi diagnosticado com Aids quando tinha 24 anos e suspendeu o tratamento em 2017, retomando-o apenas esporadicamente em 2018, até interrompe-lo de forma definitiva.

As três mulheres disseram em depoimento à polícia que tiveram relações sexuais com o homem sem saber que ele era soropositivo.

Não há cura para o HIV, mas existem remédios que reduzem bastante a progressão da doença. Eles são chamados de coquetéis antirretrovirais e são responsáveis pela queda no número de mortes em decorrência da infecção em todo o mundo.

HIV não é AIDS

É preciso dizer: todo mundo que tem AIDS tem HIV, mas nem todo mundo que tem HIV tem AIDS.

Em termos claros, a AIDS só acontece quando a pessoa infectada pelo HIV tem seu sistema imunológico afetado drasticamente pelo vírus, fazendo com que a pessoa fique suscetível a infecções de outras doenças, como câncer e tuberculose.

Mas não é tão simples uma coisa se tornar outra. A infecção evolui quando a pessoa não é tratada e sua imunidade vai diminuindo ao longo do tempo.

cubos brancos e vermelhos com letras formando as palavras hiv e aids
Crédito: ISotck/@porcorexO tratamento antirretroviral visa impedir a progressão da doença para AIDS.

Por isso, quando alguém é diagnosticado como soropositivo, é fundamental dar início ao tratamento antirretroviral, que visa impedir a progressão da doença para AIDS. Saiba mais sobre sintomas, prevenção e onde fazer o teste de HIV.

Compartilhe:

Tags: #crime #HIV #News
1
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido. Era …
2
Denúncia contra Glenn Greenwald é um ataque à liberdade de imprensa?
Uma denúncia realizada pelo Ministério Público Federal foi vista como um ataque direto à liberdade de imprensa no Brasil. O …
3
9 pontos polêmicos que Sergio Moro se esquivou no Roda Viva
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi o primeiro entrevistado da nova temporada do programa Roda Viva, …
4
‘Noivado’ de Regina Duarte com Bolsonaro divide opiniões
“Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver, quais …
5
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
6
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …
7
Anarquia da ponte pra lá: a história do punk na periferia de SP
Autor do livro My Way, Valo Velho é história viva da cena anarcopunk de São Paulo. A Catraca Livre foi até …
8
Backer: entenda o caso das cervejas contaminadas
O Ministério da Agricultura suspendeu a venda de cervejas da marcar Backer e determinou que a empresa faça um recall …