CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Cientistas descobrem novo subtipo do vírus HIV

A descoberta foi possível graças ao uso de uma nova geração de tecnologia de sequenciamento de genomas

Por: Redação

A empresa de saúde americana Abbott anunciou a descoberta de uma nova cepa do HIV. Esta é a primeira vez que um novo subtipo do vírus é identificado desde que as diretrizes para classificar novas cepas do HIV foram estabelecidas no ano 2000.

Os resultados foram publicados no Journal of Acquired Immune Deficiency Syndromes (JAIDS) e, de acordo com a Abbott, mostram que os pesquisadores estão um passo à frente da mutação do vírus e mais próximos de evitar novas epidemias.

ilustração mostra o vírus HIV
Crédito: Mohammed Haneefa Nizamudeen/istockNova cepa do HIV é descoberta através do sequenciamento de genoma

O HIV continua sendo um grande problema de saúde pública mundial. De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 35 milhões de mortes em decorrência da doença já foram registradas em todo o mundo. Só no Brasil, estima-se que 866 mil pessoas vivam com o HIV atualmente, segundo o Ministério da Saúde.

A descoberta da nova cepa do vírus foi possível graças ao uso de uma nova geração de tecnologia de sequenciamento de genomas. De acordo com os autores do estudo, o trabalho foi como encontrar uma agulha no palheiro.

Desde que a Abbott começou a pesquisar os vírus mutantes do HIV e da hepatite há 25 anos, mais de 78 mil amostras de vírus foram identificadas em 45 países. Nos trabalhos, os cientistas puderam distinguir, até o momento, 5 mil subtipos.

Vírus HIV

mão segurando um tube de amostra de sangue de teste de hiv
Crédito: IStock/@mrtom-ukHIV é o vírus causador da Aids

HIV é um termo em inglês para o vírus da imunodeficiência humana (human immunodeficiency virus). Ele é o causador da Aids e ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

O HIV é uma doença sexualmente transmissível (DST) e também pode ser contraída no contato com sangue infectado ou de forma vertical, no caso de mulheres soropositivas grávidas.

Não há cura para o HIV, mas existem remédios que reduzem bastante a progressão da doença. Eles são chamados de coquetéis antirretrovirais e são responsáveis pela queda no número de mortes em decorrência da infecção em todo o mundo.  É preciso deixar claro que nem todo mundo que tem HIV tem Aids. Entenda melhor aqui.

Compartilhe:

1
O que a ciência e o Ministério da Saúde pensam sobre o coronavírus
Este Giro Catraca Livre vai ser um pouquinho diferente. Ao invés da gente mergulhar num tema e tentar traduzir ele …
2
Estádios e centros de eventos viram hospitais temporários pelo país
Para aumentar a oferta de atendimento médico para os pacientes da covid-19, hospitais de campanha estão sendo construídos em estádios …
3
Coronavírus: bancos de sangue de SP estão baixos e pedem doações
Desde o Carnaval os estoques de sangue de São Paulo operam em sinal de alerta e a situação ficou ainda …
4
Coronavírus: informações importantes para você não entrar em pânico
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. O termo pode assustar, mas …
5
OMS declara pandemia de coronavírus
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. Mais de 109 países foram …
6
Aprenda a lavar as mãos corretamente para se proteger do coronavírus
A epidemia do coronavírus põe o mundo em alerta. Para se proteger contra o vírus, entretanto, basta um método básico …
7
Coronavírus: Brasil está pronto para lidar com a doença, diz ministro
O Ministério da Saúde confirmou na quarta-feira, 27, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente é um …
8
Coronavírus: doença pode se tornar uma epidemia no Brasil?
Desde os primeiros rumores do surto de coronavírus na cidade de Wuhan, na China, em dezembro, uma enxurrada de informações …