Brasileiro faz paraplégico andar e ironiza ministro da educação

“Aqui novamente as imagens de um feito histórico da balbúrdia da ciência brasileira!”, ironizou neurocientista

Por: Redação Comunicar erro

Na última sexta-feira, 10, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis divulgou na revista “Scientific Reports” o resultado de sua pesquisa que devolveu movimentos das pernas a dois paraplégicos.

O estudo foi elaborado a partir de várias abordagens que combinaram o desenvolvimento de um novo dispositivo de estimulação muscular e uma interface cérebro-máquina. Com o trabalho, os dois pacientes que apresentavam paraplegia crônica “foram capazes de caminhar com segurança apoiados em 70% do peso do próprio corpo, acumulando ao todo 4.580 passos”, como explicam os cientistas no estudo.

Durante a apresentação, Nicolelis aproveitou a oportunidade para fazer uma crítica aos cortes nas universidades federais brasileiras. “Aqui novamente as imagens de um feito histórico da balbúrdia da ciência brasileira!”, referindo-se à declaração do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O brasileiro Miguel Nicolelis publicou o vídeo com os pacientes caminhando em sua conta no Twitter

Parte do projeto Walk Again Projetc (projeto Andar de Novo), a iniciativa reúne pesquisadores especializados na recuperação de pacientes com lesões medulares.

Na apresentação, um vídeo detalhou a evolução dos dois pacientes com a interface cérebro-máquina que é considerada não-invasiva. Um deles tem 40 anos, e o outro, 32, que sofreram a lesão há 4 anos e meio e dez anos, respectivamente.

Carreira internacional 

O trabalho do neurocientista Miguel Nicolelis ganhou repercussão na abertura da Copa do Mundo no Brasil, em 2014,  quando fez um jovem paraplégico caminhar e dar um chute simbólico na partida entre Brasil e Croácia, em São Paulo. Com informações do jornal O Globo.

1 / 8
1
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
2
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
3
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
4
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
5
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
6
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
7
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
8
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …