Brasileiro faz paraplégico andar e ironiza ministro da educação

“Aqui novamente as imagens de um feito histórico da balbúrdia da ciência brasileira!”, ironizou neurocientista

Por: Redação | Comunicar erro

Na última sexta-feira, 10, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis divulgou na revista “Scientific Reports” o resultado de sua pesquisa que devolveu movimentos das pernas a dois paraplégicos.

O estudo foi elaborado a partir de várias abordagens que combinaram o desenvolvimento de um novo dispositivo de estimulação muscular e uma interface cérebro-máquina. Com o trabalho, os dois pacientes que apresentavam paraplegia crônica “foram capazes de caminhar com segurança apoiados em 70% do peso do próprio corpo, acumulando ao todo 4.580 passos”, como explicam os cientistas no estudo.

Durante a apresentação, Nicolelis aproveitou a oportunidade para fazer uma crítica aos cortes nas universidades federais brasileiras. “Aqui novamente as imagens de um feito histórico da balbúrdia da ciência brasileira!”, referindo-se à declaração do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O brasileiro Miguel Nicolelis publicou o vídeo com os pacientes caminhando em sua conta no Twitter

Parte do projeto Walk Again Projetc (projeto Andar de Novo), a iniciativa reúne pesquisadores especializados na recuperação de pacientes com lesões medulares.

Na apresentação, um vídeo detalhou a evolução dos dois pacientes com a interface cérebro-máquina que é considerada não-invasiva. Um deles tem 40 anos, e o outro, 32, que sofreram a lesão há 4 anos e meio e dez anos, respectivamente.

Carreira internacional 

O trabalho do neurocientista Miguel Nicolelis ganhou repercussão na abertura da Copa do Mundo no Brasil, em 2014,  quando fez um jovem paraplégico caminhar e dar um chute simbólico na partida entre Brasil e Croácia, em São Paulo. Com informações do jornal O Globo.

1 / 8
1
06:25
VazaJato: Moro chama integrantes do MBL de tontos e depois se desculpa
Em áudio publicado pelo perfil do Movimento Brasil Livre no Instagram o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, …
2
02:42
STF adia julgamento que pode tirar Lula da cadeia
O Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu adiar o julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente Lula, que estava previsto para …
3
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
4
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
5
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
6
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
7
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
8
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …