Sobe para nove o números de cachorros mortos após comerem petiscos

Os casos são em vários estados e segundo a Polícia Civil, mais de uma marca de petisco pode estar contaminada; Saiba quais:

A Polícia Civil informou que subiu para nove o número de cachorros intoxicados após comerem petiscos com suspeita de contaminação.

Sobe para nove o números de cachorros mortos após comerem petiscos
Créditos: iSTOCK/NancyAyumi
Sobe para nove o números de cachorros mortos após comerem petiscos

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Danúbia Quadros, foram seis mortes em Belo Horizonte, uma na cidade de Piumhi, no Centro-Oeste de Minas Gerais, e duas em São Paulo.

Danúbia Quadros afirmou que ainda há outros seis casos suspeitos de cachorros intoxicados por comerem petiscos na capital mineira e dois em Goiás. Os tutores desses cachorros  procuraram a Polícia Civil para relatar que os animais passaram mal ou estão internados.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, há suspeita de que mais de uma marca de petiscos, além das 3 já confirmadas, esteja envolvida na contaminação dos cachorros.

Os petiscos já identificados com contaminação são:Dental Care e o Every Day. A outra embalagem informada pela polícia é a Petz Snack Cuidado Oral. Todos são fabricados pela empresa Bassar.

“São lotes diferentes, são vários lotes. Os petiscos que as tutoras trouxeram para a gente, todos já foram encaminhados para a realização da perícia técnica cientifica da Polícia Civil, então, a gente agora aguarda o laudo em relação aos petiscos”, afirmou a delegada.

Danúbia Quadros disse que já comunicou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é o órgão responsável por realizar a retirada dos petiscos contaminados da comercialização.

Em nota, o Ministério disse que o caso está em fase de investigação.

A polícia pede que os donos de cachorros que identificarem mal-estar ou internação dos animais depois de ingerir os petiscos caninos entrem em contato com a Polícia Civil para a investigação.

O que diz a Petz

“Imediatamente, quando do fato noticiado, envolvendo o produto SNACK EVERY DAY SABOR FIGADO da marca Bassar (fabricante e distribuidor) acerca de casos de intoxicação, o Grupo Petz retirou voluntariamente os produtos dos pontos de vendas da rede, notificando a empresa Bassar para ciência e providências, bem como colocou-se prontamente à disposição para colaborar com apuração dos fatos. A Petz informa ainda que retirou preventivamente das lojas um outro produto – o Snack Cuidado Oral – Hálito Fresco, para análise.

Procurada pelas autoridades, o Grupo Petz reitera estar acompanhando e colaborando com as apurações dos órgãos competentes e aguardando os esclarecimentos do fabricante, que por sua vez aguarda análises técnicas de órgãos reguladores para o tipo de produto.” 

O que diz a Bassar

“A Bassar Pet Food informa que enviou os produtos citados para análise no laboratório no Centro de Qualidade Analítica, cujo resultado deve ser divulgado nos próximos dias. Por precaução, a companhia iniciou a retirada do mercado do lote 3554 do produto Everyday.

A empresa informa que vem tomando todas as providências para esclarecimento do fato desde o dia em que recebeu o primeiro relato de possível intoxicação. A Bassar reforça que não há nenhum laudo conclusivo sobre a causa das mortes dos cães e está segura da excelência e da segurança de seus processos de fabricação.

Funcionários do Ministério da Agricultura realizaram inspeção na empresa em diferentes ocasiões nos últimos dias e atestaram que a fábrica atende a todos as normas de segurança alimentar e de produção. Os laudos do MAPA comprovam ainda que não há contaminação na linha de produção.

A companhia não utiliza e nunca utilizou o etilenoglicol na fabricação de nenhum de seus produtos. O propilenoglicol utilizado é um aditivo alimentar presente em alimentos humanos e animal em todo o mundo. A Bassar adquire esses insumos de empresas idôneas e devidamente registradas no MAPA.

Em seus 5 anos de história, a Bassar Pet Food jamais passou por situação semelhante, se solidariza com a dor dos tutores e reforça a confiança nos processos de fabricação, além de reiterar que preza pela qualidade de seus produtos e pelo bem-estar e satisfação de seus clientes.”