Cais do Valongo, no RJ, é visita obrigatória, diz ativista antirracismo

Local foi um dos maiores portos de pessoas escravizadas vindas da África

Ouça este conteúdo

A fundadora do Instituto Identidades do Brasil (IDBR), Luana Genot, é a convidada do programa Guia Negro Entrevista, que está disponível no Youtube da Catraca Livre, e afirma que o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, é local de visita obrigatória. “Sou apaixonada. Me sinto parte desse lugar”, ressalta.

Crédito: DivulgaçãoCais do Valongo, no Rio de Janeiro

Carioca, nascida e criada na zona norte do Rio, Luana diz que não conhecia a região até fazer uma corrida do “Sim, a Igualdade Racial” em 2015, que saiu da Lapa até o Cais do Valongo. “Tinha historiadores contando histórias dos lugares arquitetados por pessoas negras e que pouca gente sabia. Ao final da corrida parou no Cais”, lembra.

O local foi um dos maiores portos de pessoas escravizadas vindas da África. “Você sente algo naquele lugar. A memória dessas pessoas que trouxeram suas narrativas, que muitas vezes são negligenciadas e violentadas, e representam essa resistência, sabedoria e força para prosseguirmos”, ressalta.

Ela defende a preservação do sítio arqueológico, que é considerado patrimônio da humanidade pela Unesco. “Precisa ser valorizado por nós. Ir àquele lugar, visitar, tocar aquelas paredes, que mesmo mudas contam tanto da nossa história. Ali chegaram os nossos ancestrais, chegou boa parte das mãos e cabeças que construíram o Brasil”, diz, citando ainda a importância do Cemitério dos Pretos Novos.

Apresentado por Guilherme Soares Dias, o programa tem produção de Heitor Salatiel e direção de Rodrigo Portela. A quarta temporada do #guianegroentrevista é uma parceria da Terra Preta Produções e da Catraca Livre.

#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?

Guia Negro

Em parceria com Guia Negro

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário guianegro

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.