Campanha avalia sinalização para pedestres, ciclistas e usuários de transporte público; resultado é alarmante

O portal Mobilize Brasil saiu às ruas a fim de avaliar como está a sinalização dirigida a pedestres, ciclistas e usuários de transporte público nas vias de grande circulação das cidades brasileiras. O resultado revela aquilo que já esperávamos: em um cálculo de avaliação de 0 a 10, a média geral das cidades foi de pífios 3 pontos.

As cidades mais analisadas foram Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Brasília, Salvador, Maceió, Recife, Natal, Fortaleza e Manaus.

Curitiba, mesmo no topo do ranking, ficou com apenas 5,4 pontos, seguida do Rio de Janeiro, com 4,6 pontos. A pior cidade avaliada foi Manaus, com 0,7 pontos. Você também pode contribuir e fazer a avaliação da sua cidade aqui.

Infográfico sintetiza os principais resultados da campanha

A avaliação foi conduzida pela campanha Sinalize, que pretende com os resultados estimular as cidades a melhorar a sinalização dirigida a quem não é usuário de carros. Segundo a iniciativa, a maioria dos deslocamentos diários nas grandes cidades é feita a pé, de transporte público ou de bicicleta, mas ainda assim, as cidades brasileiras têm 90% dos sinais de trânsito dirigidos ao tráfego de carros.

No estudo foram utilizados critérios de avaliação como qualidade de placas (se estão localizadas em lugares visíveis e se estão bem conservadas), existência de semáforos e se, no caso dos usuários de transporte público, há sinalização informando trajeto e horário de cada linha.

Em Londres, projeto de sinalização facilita o deslocamento de pedestres

Veja ranking completo:

1º- Curitiba – 5,4 pontos
2º- Rio de Janeiro – 4,6 pontos
3º- Porto Alegre – 4,2 pontos
4º- São Paulo – 3,8 pontos
5º- Belo Horizonte – 3,6 pontos
6º- Recife – 3,3 pontos
7º- Brasília – 2,5 pontos
8º- Natal – 2,5 pontos
9º- Salvador – 2,1 pontos
10º- Cuiabá – 1,9 pontos
11º- Maceió – 1,6 pontos
12º- Fortaleza – 1,3 pontos
13º- Manaus – 0,7 pontos

Leia mais sobre os resultados da campanha.