CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Campanha “Chega de Fiu Fiu” alerta para o assédio contido nos “elogios” das ruas

O objetivo da iniciativa não é “acabar com a cantada”, mas promover a discussão sobre o direito da mulher se sentir segura fora de casa e mostrar como o elogio forçado pode ser abusivo

Por: Redação

O assobio, a buzinada ou o comentário que o homem faz a uma mulher desconhecida na rua pode ser um assédio sexual. Essa é a ideia da campanha Chega de Fiu Fiu, que defende o direito da mulher se sentir segura, e não ofendida, enquanto se encontra no espaço público.

divulgação
O objetivo da campanha é conscientizar a população de que o assédio sexual e a submissão feminina estão presentes em muitos comportamentos considerados naturais e culturais.

Criada pela Olga – página que informa e propõe discussões sobre sexualidade e feminilidade – a campanha deixa claro que não tem o objetivo de “acabar com a cantada”, mas de promover o debate sobre como os “elogios” podem ser ofensivos ao estabelecerem uma relação unilateral de aproximação sexual. “Quando transformamos em coisa rotineira o fato da mulher não ter espaços privados – nem mesmo ser dona do seu próprio corpo -, incentivamos a violência”, diz o texto.

Para incentivar a discussão, a página publica material contra a intimidação e coleta depoimentos através do e-mail olga@thinkolga.com. Nos relatos é possível encontrar histórias de mulheres que sofreram algum tipo de abuso ou que vivem com medo e de homens que confessam não saber se estão sendo ofensivos ou não ao tentarem uma aproximação com mulheres desconhecidas.

1
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
2
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
3
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
4
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
5
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
6
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
7
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …
8
Vídeo da reunião de Bolsonaro com Moro pode incriminar o presidente? Entenda
E não é que a exibição do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril citado pelo ex-ministro Sergio …