Campanha “Chega de Fiu Fiu” alerta para o assédio contido nos “elogios” das ruas

O objetivo da iniciativa não é “acabar com a cantada”, mas promover a discussão sobre o direito da mulher se sentir segura fora de casa e mostrar como o elogio forçado pode ser abusivo

Por: Redação Comunicar erro

O assobio, a buzinada ou o comentário que o homem faz a uma mulher desconhecida na rua pode ser um assédio sexual. Essa é a ideia da campanha Chega de Fiu Fiu, que defende o direito da mulher se sentir segura, e não ofendida, enquanto se encontra no espaço público.

divulgação
O objetivo da campanha é conscientizar a população de que o assédio sexual e a submissão feminina estão presentes em muitos comportamentos considerados naturais e culturais.

Criada pela Olga – página que informa e propõe discussões sobre sexualidade e feminilidade – a campanha deixa claro que não tem o objetivo de “acabar com a cantada”, mas de promover o debate sobre como os “elogios” podem ser ofensivos ao estabelecerem uma relação unilateral de aproximação sexual. “Quando transformamos em coisa rotineira o fato da mulher não ter espaços privados – nem mesmo ser dona do seu próprio corpo -, incentivamos a violência”, diz o texto.

Para incentivar a discussão, a página publica material contra a intimidação e coleta depoimentos através do e-mail olga@thinkolga.com. Nos relatos é possível encontrar histórias de mulheres que sofreram algum tipo de abuso ou que vivem com medo e de homens que confessam não saber se estão sendo ofensivos ou não ao tentarem uma aproximação com mulheres desconhecidas.

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …