Campanha destaca a importância da saúde preventiva dos gatíneos

Pesquisa realizada pela marca Royal Canin mostra que 42% dos tutores adiam a visita de seus gatinhos ao médico-veterinário

Por: Publi
Ouça este conteúdo

Não é nenhuma novidade que a forte relação afetiva entre humanos e animais é responsável por uma série de benefícios tanto para o pet, quanto para seu tutor. O que é surpreendente é o aumento de 30% no número de gatíneos em lares brasileiros durante a pandemia, sendo que destes, 16% são tutores de primeira viagem.

Esse dado foi levantado por uma recente pesquisa realizada pela Royal Canin, em agosto deste ano, com 2 mil tutores de gatos. O estudo ainda revela que 11,5% dos tutores que adotaram ou compraram um gato nesta fase disseram que o principal motivo foi o sentimento de solidão e 9,1% por considerarem a fase propícia para a adaptação ao novo pet.

Campanha destaca a importância da saúde preventiva dos gatíneos
Crédito: Bigstock / Banco de imagens 43% dos novos tutores de gatos ainda não levaram seus pets para uma única consulta com um médico-veterinário

No entanto, alguns dados são alarmantes: 43% destes novos tutores ainda não levaram seus pets para uma única consulta com um médico-veterinário. Já entre os que possuíam um felino antes da pandemia, 29% relataram ter diminuído muito a frequência das consultas devido ao atual momento.

Entre os fatores que destacam este comportamento, estão alguns mitos que rondam a espécie: como o de que o animal é totalmente independente e não precisa de cuidados tão específicos como os cães.

A questão é que, muitas vezes, o felino pode sofrer com algum problema de saúde e demorar para apresentar os sintomas. E, se uma doença é diagnosticada tardiamente, infelizmente, pode ser fatal.

Campanha destaca a importância da saúde preventiva dos gatíneos
Crédito: Royal Canin | DivulgaçãoChristian Figueiredo tem três bichanos e também tirou suas dúvidas na série #ChameOVet

Para chamar atenção sobre a importância da saúde preventiva dos gatíneos e aumentar o diálogo sobre o tema, a Royal Canin realiza pelo segundo ano consecutivo no Brasil a campanha #MeuGatoNoVet, com uma série de iniciativas para os cat lovers de plantão.

Influenciadores e seus gatíneos

Em uma das iniciativas da campanha, a marca convidou a atriz e influenciadora Kéfera e outros tutores de gatinhos famosos, como Christian Figueiredo, Magá Moura, Kim e a atriz Mariana Xavier, para contar suas histórias com seus bichanos na série #ChamaOVet.

Oh My God Reaction GIF - Find & Share on GIPHY

Os episódios estão disponíveis no IGTV da Royal Canin e contam com a participação da médica-veterinária Daniela Ramos, PHD em Comportamento Animal, que esclarece mitos e verdades sobre a saúde dos felinos, além de tirar as dúvidas de cada convidado.

No vídeo da Kéfera, por exemplo, a atriz descobriu que os gatos preferem que os potes de água e alimento estejam distantes uns dos outros e que, embora os alimentos úmidos possam ser usados para aumentar a ingestão hídrica do animal, eles não substituem a água.

Papo de Gato

Outra iniciativa da campanha #MeuGatoNoVet é o podcast “Papo de Gato”, disponível no Spotify. Comandado por Ana Carolina Rocha, o programa trata de maneira bem leve e divertida vários temas relacionados à jornada do tutor com seu gatinho, desde a adoção até o envelhecimento do animal.

Além da apresentadora, o podcast conta com a participação de um médico-veterinário da Royal Canin, especialistas em saúde felina e outros gateiros convidados. A primeira temporada tem 18 episódios, que vão ao ar toda segunda-feira.

Gato também é arte

Fora das redes sociais, a campanha também atua com uma série de iniciativas criativas, como o mural pintado pelo artista Tito Ferrara em um prédio no bairro Vila Nova Conceição, em São Paulo.

View this post on Instagram

PRONTO!!! Com muita felicidade que entrego minha primeira empena. E é logo aqui, na Avenida Santo Amaro. A foto ainda está com o balancin e as cordas. Em breve posto a foto do trabalho completo e sem interferências. Nada na vida a gente faz sozinho. Imagina uma empena desse tamanho então. Agradeço demais todos envolvidos! ❤️ // READY!!! With great happiness that I deliver my first gable. And it's right here, on Avenida Santo Amaro. The photo still has the rocker and the strings. Soon I will post the photo of the complete work without interferences. Nothing in life we ​​do alone. Imagine a gable of that size then. Thank you so much everyone involved! ❤️ @mari_mats @dionisioarte @faelaraujo e toda equipe, @royalcaninbrasil @silvadossantosherbert @dao198i

A post shared by Tito Ferrara (@titoferrara) on

A obra retrata a relação de cuidado de uma médica-veterinária com um gato sem raça definida, no qual ambos estão olhando para a cidade e criando uma conexão imediata com quem a admira.

Localizado na Avenida Santo Amaro, a obra impacta por sua magnitude e riqueza de detalhes, gerando reflexões imediatas sobre a causa da campanha #MeuGatoNoVet.

Qualidade verificada e aprovada

A campanha ainda divulga o conceito de clínicas com o selo Cat Friendly Practice (em português “práticas amigáveis aos gatos”) que neste ano ganha o patrocínio da Royal Canin no Brasil, através de uma parceria firmada com a American Association of Feline Practitioners (AAFP) e a International Society for Feline Medicine (ISFM).

O programa, que atualmente tem apenas 27 clínicas certificadas no Brasil, tem o objetivo de mudar a cultura dos profissionais, das clínicas e hospitais veterinários para que compreendam melhor as reais necessidades dos gatos, elevando o cuidado e reduzindo o estresse do animal, de seu tutor e de toda a equipe envolvida em seu atendimento.

“Queremos contribuir levando conhecimento sobre práticas adequadas com felinos durante o atendimento das clínicas e hospitais veterinários brasileiros e, ao mesmo tempo, conscientizar tutores sobre a importância da saúde preventiva dos gatos”, conta Gláucia Gigli, diretora de Marketing da Royal Canin Brasil.

#MeuGatoNoVet no Telegram

Para incentivar ainda mais a ida ao médico-veterinário, a marca também disponibilizou um canal de comunicação direto com os tutores de gatos, através do aplicativo Telegram.

No canal são compartilhados diversos conteúdos interessantes e relevantes sobre a saúde e os cuidados com os felinos. Para acessar o canal, basta clicar no link.

#Cat2Vet

Bom, gateiros, agora que vocês já sabem que os felinos não são tão independentes como imaginavam e que eles também precisam de cuidados e atenção com sua saúde, lembrem-se de dar aquela ligadinha básica para o médico-veterinário e agendar a consulta de rotina do seu bichano.

Para conferir outros conteúdos importantes sobre a saúde dos felinos, acesse o site da campanha #MeuGatoNoVet. Lá você esclarece dúvidas e encontra muitas dicas bacanas de como cuidar do seu gato, inclusive localizando a clínica cat friendly mais próxima de você.

White Cat Hello GIF - Find & Share on GIPHY