Campanha #ForaValencius pede saída de médico indicado à Coordenação de Saúde Mental

Médico atuou por 10 anos na direção da Casa de Saúde Dr. Eiras, maior manicômio da América Latina, fechado em 2012 após denúncias de maus-tratos e abandono

Em dezembro de 2015, o médico Valencius Wurch foi nomeado à Coordenação-Geral de Saúde Mental, Álcool e Drogas do Ministério da Saúde. Contudo, como aqui divulgamos, sua indicação vai de encontro a uma série de acusações de abandono e maus-tratos durante os dez anos em que esteve à frente do maior manicômio da América Latina – A Casa de Saúde DR. Eiras, fechada em 2012 após as denúncias.

Um mês depois de sua nomeação, movimentos sociais ligados à área da saúde organizam nesta quarta-feira,  27, uma campanha virtual coletiva, às 17h, com o “compartilhaço”#ForaValencius, que visa expôr o descontentamento dos ativistas  quanto à indicação do cargo. No texto divulgado nas redes sociais, o grupo justifica o protesto virtual:

Campanha acontece nesta quarta-feira, às 17h
Campanha acontece nesta quarta-feira, às 17h

“A escolha de Duarte Filho à frente da coordenação representa o contrassenso a uma perspectiva histórica de atuação e de construção dos serviços de saúde no Brasil de, pelo menos, 30 anos.

Desde o anúncio da decisão pelo ministro Marcelo Castro, profissionais da saúde mental, acadêmicos, trabalhadores, familiares e usuários tentam mostrar de todos os meios que um nome identificado com a Clínica Dr. Eiras de Paracambi, fechada pelo Ministério Público por maus tratos a seus internos, não poderia ser responsável por uma rede de atenção psicossocial instalada em todo o país e que trabalha em prol de conceitos como cuidado, afeto, inserção e desenvolvimento cultural e solidário.

Por isso da decisão de profissionais de saúde e usuários em empreender a ocupação no gabinete e dos diversos protestos em curso desde o dia 14 de dezembro de 2015, com grande repercussão na mídia”. Confira mais informações na página do evento.