CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Campanha incentiva adolescentes e jovens a fazerem o teste do HIV

Com pouco mais de um minuto, o filme traz uma mensagem direta, leve e descontraída sobre a importância da realização do teste do HIV

Por: Redação

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceria técnica da ONG Viração, lançou nesta semana uma campanha de incentivo à testagem do HIV, destinada a adolescentes e jovens.
O vídeo será disseminado pelas redes sociais e pode ser acessado aqui.

Parte da campanha “Viva Melhor Sabendo Jovem”, que visa ampliar o acesso à testagem do HIV, bem como ao tratamento continuado em casos positivos, o programa tem como objetivo levar conhecimento e educação sexual às regiões carentes deste tipo de serviço.

“Em um momento de crise política, é importante questionar a falta de ações e iniciativas que promovam o debate sobre sexualidade entre os jovens. Ao invés disso, campanhas de saúde e prevenção não são levadas às escolas da rede pública por falta de empenho e mobilização das autoridades”, destaca Maria Adrião, consultora da Plataforma de Centros Urbanos da UNICEF.

A campanha, divulgada nas redes sociais, reúne 16 jovens, entre artistas e personalidades, como a rapper Tássia Reis, a vlogueira de moda Nataly Neri, a jornalista Mary Zendron, o performer Ezio Rosa, a cineasta Elaine Souza e vários ativistas do movimento de luta contra a aids.

Reprodução
Nos últimos dez anos, o número de adolescentes e jovens de 15 a 24 anos com HIV aumentou em 41% no Brasil

Com pouco mais de um minuto, o filme traz uma mensagem direta, leve e descontraída sobre a importância da realização do teste do HIV, como gesto de amor e cuidado e forma de prevenção. A campanha conta também com outras peças, como ensaios fotográficos de incentivo ao teste e uso do preservativo.

HIV no Brasil e o risco entre jovens de 15 a 24 anos

Dados recentes do Boletim Epidemiológico de 2015, do Ministério da Saúde, apontam que, nos últimos dez anos, o número de adolescentes e jovens de 15 a 24 anos com HIV aumentou em 41% no Brasil.

Em São Paulo, de acordo com dados da Secretaria Municipal Saúde, nesse período, o município conseguiu reduzir a porcentagem de casos de HIV sem aids em homens que fazem sexo com homens em populações entre 30 a 60 anos ou mais. Contudo, essa porcentagem aumentou nas faixas etárias de 13 a 29 anos.

Ainda de acordo com um levantamento de 2015 realizado pela Prefeitura, 59% do público entre 15 e 24 anos teve acesso ao preservativo no último ano. Por outro lado, a apuração revela que somente 20% desse grupo já fez o teste para aids alguma vez na vida e apenas 45% dos respondente têm conhecimento sobre a existência de serviços que ofertam o teste gratuitamente. “É necessário um posicionamento urgente sobre essa questão, que abarca fatores sociais, de saúde pública. Precisamos trabalhar por uma política de educação integral e sexualidade”, ressalta Adrião.

Compartilhe:

1
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
2
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
3
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
4
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
5
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
6
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …
7
Vídeo da reunião de Bolsonaro com Moro pode incriminar o presidente? Entenda
E não é que a exibição do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril citado pelo ex-ministro Sergio …
8
3 países que mostraram que é possível conter o coronavírus
Nova Zelândia, Alemanha e Taiwan. O que esses três locais têm em comum? Eles mostraram para o mundo que ações rápidas …